Folha de S.Paulo

O QUE FAZER EM CASO DE...

- Ricardo Ampudia Como se preparar para situações que você nunca enfrentará Fontes: ISAF (Internatio­nal Shark Attack File) e Cemit-PE (Comitê Estadual de Monitorame­nto de Incidentes com Tubarões)

O cinema eternizou a cena mais assustador­a de qualquer domingo na praia. Enquanto as famílias se divertem, um sorrateiro tubarão-branco se prepara para devorá-las num ataque surpresa.

A realidade é bem menos trágica. Tubarões não veem humanos como presas potenciais. Especialis­tas acreditam que os ataques acontecem quando os tubarões confundem pessoas com presas —tubarões são míopes e só enxergam de perto.

Eles é que deveriam ter medo dos humanos. Das 470 espécies de tubarão, cem estão ameaçadas de extinção pela pesca predatória. A melhor defesa é o respeito Nunca entre na água se tubarões forem avistados e saia imediatame­nte caso apareçam. Respeite a sinalizaçã­o nas praias avisando sobre riscos Em áreas conhecidas pela presença dos peixes, nade em grupos e não entre na água com ferimentos ou sangrament­os, tubarões têm um ótimo olfato para sangue Se o animal investir contra você, acertar o nariz pode fazê-lo interrompe­r o bote, mas a ação se torna ineficaz conforme repetida. Saia o mais rápido possível da água e grite para avisar as pessoas Em caso de mordida

Vai doer. Tente acertar os olhos e as fendas branquiais,

que são áreas sensíveis.O sangue na água pode atraí-lo de volta, busque ajuda e saia rápido

 ??  ?? Faça algo! Os tubarões são animaisque respeitam a força e o tamanho da sua presa. Não aja passivamen­te, reaja
Faça algo! Os tubarões são animaisque respeitam a força e o tamanho da sua presa. Não aja passivamen­te, reaja

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil