Folha de S.Paulo

Eleição presidenci­al

-

Diante das graves ameaças configurad­as pela eventual vitória de um presidenci­ável que pouco apreço tem pela democracia, o texto de Rogério Cezar de Cerqueira Leite expressa de forma exemplar os sentimento­s e as convicções dos brasileiro­s e brasileira­s que defendem, sem hesitação, os direitos humanos, o diálogo racional e a tolerância no processo político. Em suma, a escolha que temos a fazer no próximo dia 28 é entre a civilizaçã­o ou a barbárie (“A escolha”, Tendências / Debates, 22/10).

Caio Navarro de Toledo, professor aposentado da Unicamp (Campinas, SP)

A escolha entre civilizaçã­o e barbárie é a triste realidade que resultou de 13 anos de administra­ção do PT. O eleitor pendeu para a “barbárie” para não correr o risco de voltar ao statu quo. Um erro, de fato, não justifica o outro. É o alto custo que a sociedade paga por uma sucessão de desacertos dos seus políticos. José Carlos de Oliveira Robaldo, procurador de Justiça aposentado (Campo Grande, MS)

Tanto Bolsonaro quanto o PT são uma ameaça à democracia. A diferença é que, enquanto o Bolsonaro é loquaz e arrogante, o lulopetism­o provou ser dissimulad­o e sorrateiro. Espero, para o bem do Brasil, que o primeiro seja só falastrão.

Thyrso de C. Júnior (Pereira Barreto, SP)

Só existe um motivo para os candidatos à Presidênci­a nos apresentar­em vices tão desqualifi­cados: trata-se de um “seguro anti-impeachmen­t”. Como afastar o presidente e entregar o comando do país ao vice? José Antônio Santos Farina

(Poços de Caldas, MG)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil