Folha de S.Paulo

Prefeitos usam carros oficiais em evento de França

- José Marques e Gabriela Sá Pessoa

Carros oficiais transporta­ram participan­tes da agenda de campanha do governador Márcio França (PSB) com prefeitos, na manhã desta terça-feira (23).

Em hotel no centro de São Paulo, o candidato à reeleição se reuniu com apoiadores para um ato em sua última semana de disputa contra o exprefeito João Doria (PSDB).

Segundo a campanha, 314 prefeitos deixaram o nome na portaria, e o governador prometeu a eles “os dois melhores anos” da vida, se reeleito.

Do lado de fora, estavam estacionad­os, entre outros, carros da Prefeitura de Morro Agudo (380 km da capital), Cordeirópo­lis (160 km) e do Legislativ­o de Votorantim (100 km), além de veículos da Assembleia Legislativ­a, como o utilizado por Gileno Gomes (Pros), e de Executivos municipais não identifica­dos.

A mesma prática ocorreu na convenção do PSB, em agosto.

O Ministério Público Eleitoral já ajuizou ações contra a conduta, que é vedada pela legislação eleitoral. No entanto, a jurisprudê­ncia da Justiça Eleitoral entende que a infração é de pouca relevância e não condena a prática.

O governo estadual não se posicionou sobre os carros, mas informou que França foi ao evento em veículo alugado.

O evento de França foi marcado por ataques a Doria, que deixou a Prefeitura de São Paulo em abril, após um ano e quatro meses de gestão, para concorrer ao governo.

O tucano Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos, afirmou que França tem lealdade e que Doria fugiu da prefeitura em vez de honrar o compromiss­o —ele havia prometido terminar o mandato. Já o prefeito de Pirassunun­ga, Ademir Lindo, expulso do PSDB, chamou o ex-prefeito de fascista.

No salão do hotel, os políticos se aglomerara­m para assistir ao discurso do governador. Houve empurra-empurra quando França deixou o salão.

Em suas declaraçõe­s, o pessebista voltou a se opor à nacionaliz­ação da eleição estadual, referindo-se à tentativa de Doria de se fiar no eleitorado do presidenci­ável Jair Bolsonaro (PSL). “[A eleição] Se trata agora de caráter. Ou você tem caráter ou você não tem caráter”, afirmou.

No fim da tarde, França disse que “acha ruim” o uso de carro oficial para ir ao evento. “Não devem usar nada oficial, nenhum prefeito tem que usar coisa oficial. Podem fazer isso com carro privado.”

Em nota, a Prefeitura de Cordeirópo­lis afirmou que “o veículo oficial fotografad­o é utilizado pelo gabinete da vice-prefeita, Fatima Celin, que está em São Paulo cumprindo agenda com o objetivo de viabilizar recursos para o município na Assembleia Legislativ­a de São Paulo”.

As demais prefeitura­s contatadas não respondera­m.

 ?? José Marques/Folhapress ?? Carros da Assembleia Legislativ­a de São Paulo (acima) e da Prefeitura de Morro Agudo, a 380 km da capital, em evento de campanha do governador Márcio França
José Marques/Folhapress Carros da Assembleia Legislativ­a de São Paulo (acima) e da Prefeitura de Morro Agudo, a 380 km da capital, em evento de campanha do governador Márcio França
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil