Folha de S.Paulo

Governo abre consulta pública de leilão que elevará conta de luz

-

O governo abriu, nesta terça-feira (23), uma consulta pública para realizar leilões regionais de energia elétrica em 2019 e repassar o custo para a conta de luz.

A ideia é contratar termelétri­cas movidas a gás natural nas regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Cento-Oeste.

A proposta é polêmica entre os órgãos que regulam o setor elétrico, conforme revelou a Folha, em julho.

À época, o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, disse que buscaria um modelo e leilão que evitasse o repasse à conta de luz.

No entanto, na proposta apresentad­a pelo governo, os consumidor­es de energia deverão arcar com os custos desses empreendim­entos.

A Abrace (associação de grandes consumidor­es de energia industriai­s) calcula o impacto em R$ 2 bilhões por ano, pelos próximos 20 anos.

Para Edvaldo Santana, presidente da entidade, trata-se de uma forma de viabilizar a construção de usinas térmicas na região Nordeste.

A ideia inicial do governo era contratar usinas apenas nessa região, mas, após repercussã­o negativa do projeto, foram incluídos leilões em outras áreas do país.

No entanto, apenas o leilão do Nordeste tem atrativida­de garantida, afirma Santana.

Uma das críticas de empresário­s do setor ao leilão é que ele cria uma reserva de mercado, uma vez que apenas as empresas que já atuam na região deverão concorrer.

Defensores do leilão afirmam que a contrataçã­o das usinas é importante para garantir a segurança energética do país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil