Folha de S.Paulo

Otimista e sorridente, criou canal para pessoas com lúpus

- Ricardo Hiar coluna.obituario@grupofolha.com.br

Certa vez, em uma das internaçõe­s pelas quais passou enquanto lutava contra os sintomas do lúpus, Miriam Cristina dos Santos sentia fortes dores. No entanto, quando soube que amigos chegaram ao hospital para visitá-la, tratou de pedir ajuda para se arrumar e os recebeu com um largo sorriso.

Segundo familiares e amigos, essa não foi uma cena isolada, já que uma das principais caracterís­ticas da jovem, nascida em Caraguatat­uba, era ser sorridente e estar sempre de bem com a vida.

“Ela tinha a capacidade de guardar sua dor para si, para tentar transmitir só boas coisas ao próximo. Mesmo quando enfrentava muitas dificuldad­es, nunca reclamava”, diz a irmã caçula Mikaevelen.

Mirinha, ou Mi, como era chamada pelos amigos próximos, era filha de um casal evangélico e sempre foi muito dedicada à sua fé.

Descobriu que tinha lúpus em 2012, mas não se abateu. Anos mais tarde, em meio à dor, criou na internet o “Diário Lúpico”, uma página no Facebook para a troca de experiênci­as e ajuda para pessoas que convivem com a doença.

“Ela tentava ajudar como podia. Indicava médicos e falava sobre possíveis tratamento­s. Às vezes estava chorando de dor, mas parava para dar apoio e atender ligações de outras pacientes que a encontrava­m no canal”, diz a irmã.

Mirinha gostava muito de estar rodeada de pessoas e festejava a vida. Em 2018 disse ter ficado realizada por participar do aniversári­o dos seus irmãos e sobrinhos. Muito habilidosa com artesanato, sempre ajudava na decoração.

Trabalhava na área da contabilid­ade e tinha o sonho de se formar em ciências contábeis, mas teve os planos interrompi­dos no dia 16 de outubro, quando morreu por falência de múltiplos órgãos, aos 27 anos. Deixa os pais, seis irmãos e seis sobrinhos.

EM MEMÓRIA

MARIA TERESA GHIRARDI MASCARENHA­S NEVES Nesta quarta (24/10) às 19h, Igreja São Luís Gonzaga, av. Paulista, 2.378, Consolação

246º MÊS

NORMA VASQUES DOMINGUEZ Nesta quarta (24/10) às 20h, Igreja Nossa Senhora da Saúde, r. Domingos de Morais, 2.387, Vila Mariana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil