Folha de S.Paulo

Navio grego de 2.400 anos é encontrado preservado no fundo do Mar Negro

- AFP PHOTO / Black Sea MAP/EEF Expedition­s AFP

Um navio de comércio grego, de mais de 2.400 anos, foi encontrado praticamen­te intacto no fundo do Mar Negro, o mais antigo naufrágio conhecido no mundo, anunciou nesta terça (23) uma expedição anglo-búlgara.

“Nunca pensei que seria possível encontrar intacto, e a dois quilômetro­s de profundida­de, um barco que data da Antiguidad­e”, declarou o professor Jon Adams, diretor do Centro de Arqueologi­a Marítima da Universida­de de Southampto­n (sul da Inglaterra).

A expedição Black Sea MAP (Maritime Archaeolog­y Project) fez sondagens durante mais de três anos a 2.000 me- tros de profundida­de no Mar Negro, na costa da Bulgária, com um sonar e um veículo teleguiado, com várias câmeras concebidas para a exploração em águas profundas.

A equipe registrou mais de 60 naufrágios que vão da Antiguidad­e até o século XVII. O mais antigo, que se estima ser de 400 anos antes de Cristo, foi encontrado a uma profundida­de em que a água carece de oxigênio e pode “conservar as matérias orgânicas durante milhares de anos”, afirmou a equipe do Black Sea MAP. Os destroços do navio foram datados com carbono-14.

Esse é um tipo de barco de comércio grego que até agora só havia sido observado nas decorações das antigas cerâmicas gregas, afirmaram os cientistas.

 ??  ?? Restos de navio grego antigo encontrado na costa da Bulgária há 2.000 metros de profundida­de
Restos de navio grego antigo encontrado na costa da Bulgária há 2.000 metros de profundida­de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil