Folha de S.Paulo

Universida­des de todo o país são alvo de ações policiais e da Justiça Eleitoral

Entidades e comunidade acadêmica repudiam operações, que acontecera­m em diversos estados

- Paulo Saldaña, Flávia Faria, Thaiza Pauluze e Lucas Vettorazzo

Policiais e fiscais de tribunais eleitorais desencadea­ram uma série de ações em universida­des públicas por todo o país que despertara­m reação da comunidade acadêmica e de entidades da sociedade civil.

As medidas, na maior parte relacionad­as à fiscalizaç­ão de suposta propaganda eleitoral, vêm acontecend­o nos últimos três dias em instituiçõ­es de todo o país. Críticos das medidas apontam censura.

No Rio de Janeiro, a Justiça ordenou que a Faculdade de Direito da UFF (Universida­de Federal Fluminense) retirasse da fachada uma bandeira em que aparece “Direito UFF - Antifascis­ta” . A bandeira chegou a ser retirada na terça-feira (23) sem que houvesse mandado, mas depois foi recolocada por alunos, segundo reportagem do UOL.

Na Uerj (estadual de Rio), também houve determinaç­ão de retirada de faixas, inclusive em homenagem à vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinad­a em março. Houve relatos ainda de ações na Unirio.

Em nota, a seção do Rio da Ordem dos Advogados do Brasil manifestou em nota “repúdio” a “decisões da Justiça Eleitoral que tentam censurar a liberdade de expressão de estudantes e professore­s das faculdades de direito”. A entidade afirma ainda que “a manifestaç­ão livre, não alinhada a candidatos e partidos, não pode ser confundida com propaganda eleitoral”.

No Rio Grande do Sul, a Justiça Eleitoral barrou a realização de um evento denominado “Contra o Fascismo. Pela Democracia” sob a alegação de que seria ato eleitoral dentro de uma instituiçã­o federal.

Nesta quinta-feira (25), manifestan­tes realizaram um ato contra a decisão. Um dos que estariam presentes no evento, o ex-governador Tarso Genro (PT), disse ter sido censurado e afirmou que até durante a ditadura militar proferiu conferênci­as e palestras.

Na Paraíba, houve ações em três universida­des. Na manhã desta quinta, policiais federais estiveram na sede da Associação dos Docentes da Universida­de Federal de Campina Grande. Cumpriam mandato de busca e apreensão de panfleto denominado “Manifesto em defesa da democracia e da universida­de pública”, bem como outros supostos materiais a favor de Fernando Haddad (PT).

A associação nega qualquer ação em favor de algum dos candidatos à Presidênci­a e diz que se tratava de um manifesto de defesa da democracia.

Na Estadual da Paraíba, segundo a reitoria, fiscais do TRE fiscalizar­am se havia propaganda política até dentro das salas de aula. Houve também relatos de confusão na federal do estado.

Em nota, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação disse repudiar “decisões da Justiça Eleitoral que tentam censurar a liberdade de expressão de membros de comunidade­s acadêmicas, ferindo seus direitos civis e políticos, bem como o princípio constituci­onal da autonomia universitá­ria”.

No Pará, PMs entraram armados na tarde de quarta-feira (24) em um campus da UEPA (Universida­de do Estado do Pará) para averiguar o teor ideológico de uma aula e ameaçaram de prisão um professor. A policia foi chamada por uma das alunas, que é filha de um policial, após o docente ter feito uma menção à produção de fake news.

O professor Mário Brasil Xavier, coordenado­r do Curso de Ciências Sociais da UEPA, conta que realizava um curso e, em tom de brincadeir­a com outra aluna, sugeriu que a divulgação dos slides da aula não gerasse fake news. Uma das alunas se sentiu ofendida e chamou o pai policial.

 ?? Fotos Reinaldo Canato/Folhapress ?? Com forte racionamen­to em Guarulhos, empresas têm que contratar caminhões-pipa para garantir o abastecime­nto; trânsito de veículos do tipo é frequente na cidade
Fotos Reinaldo Canato/Folhapress Com forte racionamen­to em Guarulhos, empresas têm que contratar caminhões-pipa para garantir o abastecime­nto; trânsito de veículos do tipo é frequente na cidade
 ?? Reprodução Facebook/Alessa Souza ?? Policiais fazem fiscalizaç­ão do TRE na Universida­de Federal da Paraíba
Reprodução Facebook/Alessa Souza Policiais fazem fiscalizaç­ão do TRE na Universida­de Federal da Paraíba

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil