Folha de S.Paulo

BOLSONARO PRESIDENTE

★ Deputado do PSL vence Haddad com 55% dos votos ★ Capitão reformado de direita é o primeiro militar a ser eleito ao cargo desde 1945 ★ Em discurso, promete ‘desamarrar o Brasil’ e respeitar a Constituiç­ão

-

Jair Messias Bolsonaro, 63, é o novo presidente do Brasil, o 42º da República e o 8º desde o fim da ditadura militar.

O capitão reformado de direita foi eleito pelo nanico PSL com 57,8 milhões dos votos válidos (55,13%), ante 47 milhões (44,87%) de seu opositor, o petista Fernando Haddad. O pleito quebrou o recorde de brancos e nulos (9,6%) e teve abstenção de 21,3%.

Em discurso de vitória, emitido depois de uma oração do senador Magno

Malta (PR-ES), prometeu um governo “defensor da Constituiç­ão, da democracia e da liberdade”. Citando Duque de Caxias, patrono do Exército, declarou: “Vamos pacificar o Brasil”.

Deputado de votos estatizant­es e corporativ­istas, falou em desamarrar a economia —que custa a superar uma

das piores crises da história— com reformas, desburocra­tização, apoio ao empreended­orismo e equilíbrio fiscal.

Vence após sobreviver a um atentado, em uma campanha de retórica extremista e episódios de violência. De baixo custo, foi veiculada sobretudo nas redes sociais e no WhatsApp.

Chegará ao Planalto com a segunda maior bancada no Congresso, que deve aumentar, e 14 governador­es de seu partido ou simpáticos a ele, entre eles João Doria (PSDB-SP), Wilson Witzel (PSC-RJ) e Romeu Zema (Novo-MG).

O resultado encerra 22 anos de governos do PSDB e do PT. Haddad não cumpriment­ou o rival e pediu coragem a quem votou na esquerda: “Não tenham medo, nós estaremos aqui”.

Com quatro governos estaduais, incluindo a Bahia, e a maior bancada de deputados eleitos, o petista e seu partido credenciam-se a liderar a oposição

ao futuro governo.

são paulo O capitão reformado do Exército Jair Bolsonaro, 63, foi eleito presidente da República neste domingo (28), o primeiro militar a ocupar o cargo desde o fim da ditadura, em 1985. A onda conservado­ra que já vinha sendo a marca da eleição confirmou-se no segundo turno. Ele obteve 55,13% dos votos válidos, contra 44,87% de Fernando Haddad (PT).

Bolsonaro, deputado federal pelo PSL-RJ, será a 42ª pessoa a ocupar a Presidênci­a, sendo o 16° militar —a conta inclui 6 que integraram duas juntas. Destes, é o terceiro eleito pelo voto direto, após Hermes da Fonseca (1910) e Eurico Gaspar Dutra (1945).

Em seus primeiros pronunciam­entos após ser eleito, Bolsonaro prometeu se distanciar das polêmicas declaraçõe­s que deu no passado. Falou em respeitar a Constituiç­ão e em pacificar o país. Também acenou com reformas liberaliza­ntes, “para desamarrar o Brasil”.

“Estou muito feliz e missão não se escolhe, nem se discute, se cumpre. Nós, juntos, cumpriremo­s a missão de resgatar o nosso Brasil”, afirmou ele, que também repetiu críticas à mídia. Ele deve dar início nessa semana à transição. A expectativ­a agora é pela definição de sua equipe, especialme­nte na área econômica, que deve ser comandada pelo liberal Paulo Guedes.

Candidatos mais identifica­dos com ideias conservado­ras triunfaram nos principais estados. Em São Paulo, o ex-prefeito da capital João Doria (PSDB) venceu o governador Márcio França (PSB) numa disputa apertada e credencia-se para dominar politicame­nte seu partido.

O PSDB também triunfou com Eduardo Leite no Rio Grande do Sul, mas perdeu para Romeu Zema (Novo, em Minas Gerais).

No Rio de Janeiro, outro aliado de Bolsonaro, o ex-juiz Wilson Witzel (PSC), venceu o ex-prefeito do Rio Eduardo Paes (DEM).

Faço de vocês minhas testemunha­s de que esse governo será um defensor da Constituiç­ão, da democracia e da liberdade. Isso é uma promessa, não de um partido. Não é a palavra vã de um homem. É um juramento a Deus Jair Bolsonaro, ao ser eleito

 ?? Li Ming/Xinhua ?? Jair Bolsonaro (PSL), com colete à prova de balas, saúda simpatizan­tes no Rio
Li Ming/Xinhua Jair Bolsonaro (PSL), com colete à prova de balas, saúda simpatizan­tes no Rio
 ??  ?? Apoiadores do capitão reformado reunidos na avenida Paulista
Apoiadores do capitão reformado reunidos na avenida Paulista
 ?? Reprodução/TV Globo ?? Com a mulher, Michelle, Bolsonaro reza com o senador Magno Malta antes de pronunciam­ento
Reprodução/TV Globo Com a mulher, Michelle, Bolsonaro reza com o senador Magno Malta antes de pronunciam­ento
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil