Folha de S.Paulo

Tucano Azambuja consegue a reeleição em Mato Grosso do Sul

- Daniel Carvalho

O atual governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), 55, foi reeleito neste domingo (28). Ele teve 52,35% do total de votos válidos, contra 47,65% de Juiz Odilon (PDT), 69, estreante na política.

Azambuja estava na frente nas pesquisas de intenção de voto desde agosto. No primeiro turno, o tucano somou nas urnas 45% dos votos, e o candidato do PDT, 32%.

Ao longo da campanha pela reeleição, o governador prometeu entregar 947 novos leitos hospitalar­es, além de ampliar e construir hospitais. Ele também prometeu a regionaliz­ação do atendiment­o com ações de saúde e disse ainda que ampliará o ensino em tempo integral.

Na área de segurança, se compromete­u com a construção de novos presídios e o reforço do efetivo policial.

Reinaldo Azambuja da Silva nasceu em Campo Grande em 13 de maio de 1963. Produtor rural desde 1982, quando assumiu os negócios da família, é casado com a também produtora rural Fátima Silva e pai de três filhos.

Já foi prefeito de Maracaju, deputado estadual e deputado federal. Em 2012, disputou a prefeitura de Campo Grande, mas perdeu. Dois anos depois, foi eleito governador de Mato Grosso do Sul.

A campanha em Mato Grosso do Sul foi marcada em sua reta final por trocas de acusações de corrupção entre os candidatos e pelo apoio de ambos ao presidenci­ável Jair Bolsonaro (PSL), que, no primeiro turno, conseguiu 55% dos votos válidos no estado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil