Folha de S.Paulo

Petista Fátima Bezerra vence no RN e será a única governador­a de todo o país

- João Pedro Pitombo

A senadora Fátima Bezerra (PT) foi eleita governador­a do Rio Grande do Norte com 57,6%, sendo a única mulher a governar um estado no país. Ela disputava com o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT), que teve 42,4% dos votos.

A vitória de Fátima consolida a quarta vitória do PT no Nordeste. O partido venceu ainda na Bahia, Ceará e Piauí.

A eleição também faz do Rio Grande do Norte o estado que mais teve mulheres governador­as no país. Fátima será a terceira, sendo precedida por Wilma de Faria (1945-2017), eleita em 2002 e 2006, e Rosalba Ciarlini, eleita em 2010.

Favorita, a petista foi alçada pela popularida­de do expresiden­te Lula para chegar ao segundo turno, mas consolidou sua vitória ao conseguir formar uma frente ampla nas últimas semanas.

A petista recebeu o apoio do PSDB, que no primeiro turno havia apoiado a reeleição do governador Robinson Faria, e também atraiu para seu palanque Benes Leocadio (PTC), deputado federal mais votado do estado nestas eleições.

Seu adversário, por outro lado, iniciou o segundo turno alinhando-se à candidatur­a de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidênci­a da República. No primeiro turno, ele apoiou Ciro Gomes, presidenci­ável de seu partido.

Pedagoga e militante histórica do PT, partido ao qual é filiada desde 1981, Fátima Bezerra nasceu na Paraíba, mas mudou-se ainda jovem para o Rio Grande do Norte. Foi professora da rede pública e ganhou projeção no Sindicato dos Trabalhado­res em Educação. Foi deputada estadual entre 1995 e 2003 e federal entre 2003 e 2015. Em 2015, assumiu como senadora.

Com sua trajetória, Fátima colocou-se como contrapont­o a seu adversário, que faz parte de um dos clãs mas tradiciona­is da política local.

Carlos Eduardo é primo do senador Garibaldi Alves (MDB), que não se reelegeu neste ano— e do ex-ministro Henrique Eduardo Alves (MDB), que responde por suspeitas de corrupção e estava preso até julho deste ano.

O economista Jean-Paul Prates (PT), suplente de Fátima, assume a cadeira no Senado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil