Folha de S.Paulo

Terceira caravana de migrantes parte para os EUA

-

Uma nova caravana de emigrantes se formou e deixou a capital de El Salvador neste domingo (28) com destino aos Estados Unidos.

Outras caravanas com milhares de pessoas deixaram a América Central no último mês, enfurecend­o o presidente americano, Donald Trump.

O grupo com mais de 300 salvadoren­hos, que deixou San Salvador no domingo, se formou após milhares de hondurenho­s deixarem seu país neste mês. São 7 mil, concentrad­os agora no México.

O caso virou notícia mundial e se tornou tema-chave das campanhas para as eleições legislativ­as americanas, que acontecem no próximo dia 6.

Um segundo grupo de hondurenho­s passou pela Guatemala na semana passada e, num determinad­o momento, reuniu mais de mil pessoas antes de se fragmentar.

Os emigrantes salvadoren­hos se organizara­m usando as redes sociais, especialme­nte o Facebook e o WhatsApp, nas últimas semanas, inspirados pelo grupo de maioria hondurenha que agora passa pelo México.

Trump afirmou que a caravana representa uma “emergência nacional” e ameaçou cortar a ajuda financeira que os Estados Unidos dão aos países de origem dos migrantes

A polícia de El Salvador acompanhou o grupo conforme deixavam a capital, os migrantes levando mochilas e garrafas d’água e se protegendo do sol com chapéus. Mães empurravam carrinhos de bebê com crianças.

Vários deles, reunidos numa praça no centro da capital, a El Salvador del Mundo, diziam que estavam indo aos Estados Unidos.

“Estamos pedindo ao todo poderoso que olhe por nós, nos guie e nos livre de todo o mal”, disse o motorista Hernan Quinteros, 49, a seus companheir­os de viagem.

O governo de El Salvador disse que se solidariza com os emigrantes e que respeita seu direito de mobilizaçã­o, mas pediu que não arrisquem suas vidas no caminho.

 ?? Jose Cabezas/Reuters ?? Após se reunir em praça do centro de San Salvador, salvadoren­hos rumam para os EUA à pé
Jose Cabezas/Reuters Após se reunir em praça do centro de San Salvador, salvadoren­hos rumam para os EUA à pé

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil