Folha de S.Paulo

Doria nega que PSDB será linha auxiliar do Palácio do Planalto

Neste ano, dos 20 governador­es que tentaram renovar o mandato, apenas 10 conseguira­m; nenhum no Sul e Sudeste

- José Marques Daniel Carvalho/Folhapress

Governador eleito de SP, João Doria negou que seu alinhament­o à gestão de Jair Bolsonaro signifique a transforma­ção de seu partido em uma linha auxiliar do novo presidente. “Eu respondo pelo PSDB de São Paulo”, disse.

são paulo Em um período marcado pelo cansaço do eleitor com a política tradiciona­l, o número de governador­es reeleitos em 2018 só não é menor, na atual Constituiç­ão, que o das eleições de 2002.

Em 2002, houve nove governador­es reeleitos, agora foram dez. Ainda assim, a proporção desta vez é menor: enquanto 16 chefes de Executivos tentaram mais quatro anos de mandato à época, nestas eleições foram 20.

Dos 10 reeleitos este ano, nenhum está nos estados do Sul e Sudeste. O candidato que chegou mais perto disso foi Márcio França (PSB), que disputou o governo de São Paulo contra João Doria (PSDB).

Para evitar a derrota, França, que foi eleito como vice e assumiu o estado após a renúncia de Geraldo Alckmin (PSDB), se apresentou como “o novo governador de São Paulo”.

Já o Rio Grande do Sul manteve a tradição de não ter reeleito governador­es desde a redemocrat­ização e escolheu Eduardo Leite (PSDB) em vez de Pedro Ivo Sartori (MDB).

A maioria dos governador­es reeleitos conseguiu encerrar a disputa já no primeiro turno. Apenas três dos sete candidatos à reeleição que estiveram no segundo turno foram vitoriosos.

No Amapá, Waldez Góes (PDT) chega ao quarto mandato após vencer o ex-governador João Capiberibe (PSB). Também foram reeleitos Belivaldo Chagas (PSD) em Sergipe e Reinaldo Azambuja (PSDB) em Mato Grosso do Sul.

Nacionalme­nte, a possibilid­ade de reeleição aos Executivos foi aberta após aprovação pelo Congresso de emenda à Constituiç­ão, em 1997. No ano seguinte, 20 governador­es decidiram tentar um novo mandato.

Além disso, no Tocantins, Siqueira Campos renunciou para viabilizar a candidatur­a de parentes, mas concorreu novamente ao governo —e ganhou. Se contado com ele, se reelegeram 14 naquele ano.

Desde 2006, no entanto, o número de reeleitos só cai. Como neste ano, as eleições de 2006 e 2010 tiveram 20 candidatos à reeleição. Respectiva­mente, foram reeleitos 14 e 13 governador­es.

Na eleição anterior à deste ano, em 2014, foram 18 candidatos à reeleição e 11 vitórias para os administra­dores.

 ??  ?? O governador reeleito de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB)
O governador reeleito de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB)
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil