Folha de S.Paulo

Macron alfineta brasileiro sobre saída de tratado

- LN

paris O presidente francês, Emmanuel Macron, felicitou Jair Bolsonaro (PSL) nesta segunda-feira (29) pela vitória na eleição do Brasil, mas, num aceno ao discurso autoritári­o do capitão reformado e a declaraçõe­s sobre a possível saída do país do acordo climático, mencionou “princípios democrátic­os” e disse esperar manter a cooperação bilateral no âmbito da “diplomacia ambiental”.

“A França e o Brasil mantêm uma parceria estratégic­a em torno de valores comuns de respeito e de promoção dos princípios democrátic­os”, diz o comunicado divulgado pelo Palácio do Eliseu.

Macron foi um dos primeiros chefes de Estado ou de governo europeus a se pronunciar sobre o resultado da corrida presidenci­al brasileira.

“É no respeito a esses valores que a França deseja levar adiante sua cooperação com o Brasil, para enfrentar os grandes desafios contemporâ­neos do nosso planeta, tanto no campo da paz e da segurança internacio­nais quanto no da diplomacia ambiental e dos compromiss­os com o Acordo de Paris sobre o clima”, prossegue a nota.

Em setembro, Bolsonaro havia aventado a hipótese de retirar o Brasil do tratado que busca reduzir as emissões de dióxido de carbono em escala global. Na reta final da campanha, recuou, dizendo que pode rever a decisão caso tenha garantias de que não haverá riscos de perda de soberania sobre a Amazônia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil