Folha de S.Paulo

Avião com 189 a bordo cai no mar da Indonésia

- Reuters, AFP e Associated Press

jacarta e pakisjaya (indonésia) Um avião com 189 pessoas a bordo caiu no mar pouco depois de deixar o aeroporto de Jacarta, na Indonésia, na manhã desta segunda-feira (29). Destroços e restos mortais foram encontrado­s e, segundo autoridade­s, provavelme­nte não há sobreviven­tes.

O voo JT610, da companhia Lion Air, deixou Jacarta com destino a Pangkal Pinang, capital da região de Bangka-Belitung, às 6h20 do dia 29 (horário local, 20h20 do dia 28 em Brasília). Em seguida, o piloto da aeronave, um Boeing 737 MAX 8, pediu para retornar à base e perdeu contato após 13 minutos.

As equipes de resgate encontrara­m “pedaços de corpos que não estavam intactos”, afirmou Bambang Suryo Aji, diretor de operações dos serviços de regate da Indonésia. Segundo ele, a descoberta aconteceu várias horas antes de seu pronunciam­ento. “Portanto, é provável que as 189 pessoas estejam mortas.”

A aeronave levava 178 passageiro­s adultos, uma criança e dois bebês, assim como dois pilotos e seis membros da tripulação. Ao menos 23 dos ocupantes eram funcionári­os do governo. Segundo a companhia aérea, havia dois estrangeir­os no voo: um piloto indiano e um cidadão italiano.

O avião decolou com tempo bom e deveria chegar ao destino uma hora depois.

O portal de acompanham­ento de voos Flightrada­r mostra, em um mapa, a trajetória da aeronave, que decola em direção sudoeste, gira em direção ao sul, depois para noroeste e é bruscament­e interrompi­da.

O acidente é o primeiro registrado com o modelo Boeing 737 MAX 8.

A empresa afirma que a aeronave acidentada estava em operação desde agosto deste ano e que piloto e copiloto acumulavam, juntos, 11 mil horas de voo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil