Folha de S.Paulo

1 morre e 3 são presos em mega-assalto a empresa de valores em SP

- Colaborou o Agora Marcelo Toledo

Um ataque de uma quadrilha a uma empresa de transporte de valores que durou cerca de duas horas terminou com um assaltante morto e três presos na madrugada desta segunda (29) em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo).

Os assaltante­s, que segundo a polícia utilizaram pelo menos 21 veículos na ação, atacaram a empresa Brinks na Lagoinha, bairro da zona leste da cidade, a partir das 2h40. A intensidad­e da ação, que contou com cerca de dez explosões, foi ouvida em outros bairros da cidade distantes até 10 quilômetro­s do local.

Os criminosos renderam um frentista do posto de combustíve­is vizinho da Brinks, que foi usado como escudo durante o ataque. O muro entre o posto e a empresa foi explodido e pelo menos oito carros-fortes que estavam no pátio sofreram danos.

Para evitar que a Polícia Militar chegasse ao local do ataque, a quadrilha bloqueou vias do entorno com veículos, que foram incendiado­s, e espalhou objetos cortantes no asfalto para furar pneus.

Acionada, a polícia trocou tiros com os assaltante­s por duas horas —a quadrilha fugiu. Durante o tiroteio, moradores relatam ainda terem ouvido ao menos quatro explosões na sede da empresa.

Um dos assaltante­s, Fabio Donner Silva Martins, 32, foi baleado e morreu no local, enquanto outros três supostos membros da quadrilha foram presos, dois deles em Ribeirão. O terceiro foi encontrado em Serra Azul, cidade distante 40 quilômetro­s do local do ataque. Ele estava ferido.

Martins já tinha sido preso há três anos acusado de liderar uma quadrilha que explodia caixas eletrônico­s em GO.

Segundo a polícia, a quadrilha, que usava fuzis, não conseguiu levar o dinheiro e nenhum policial foi ferido. Também em Serra Azul foram encontrado­s num canavial cinco carros usados pela quadrilha.

O total de criminosos envolvidos na ação ainda é desconheci­do, mas policiais estimam em até 50 homens.

Procurada, a Brinks infor- mou que está à disposição das autoridade­s para eventuais esclarecim­entos dos fatos. A empresa disse ainda que prestou assistênci­a aos funcionári­os que estavam na empresa no momento do ataque e que eles passam bem.

Já a ABTV (Associação Brasileira das Empresas de Transporte de Valores) parabenizo­u a PM pela atuação e diz que as associadas investiram R$ 500 milhões nos últimos cinco anos em tecnologia e treinament­os das equipes.

Também na madrugada desta segunda, em Guarulhos (Grande SP), quatro caixas eletrônico­s foram explodidos em um supermerca­do.

Um cabo da Polícia Militar, de idade não informada, foi atropelado, no bairro Bonsucesso, por um suspeito que conduzia um carro, onde foi encontrado dinheiro manchado pelo sistema de segurança dos terminais explodidos. O policial foi socorrido e passa bem.

Segundo a PM, três carros foram incendiado­s pelos bandidos, na estrada do Cabuçu, após o ataque aos terminais.

Dois suspeitos, que estavam no Astra que atropelou o policial, foram presos. O condutor do veículo fugiu.

 ?? Célio Messias/Folhapress ?? Caminhão incendiado por criminosos em ataque à empresa Brinks em Ribeirão Preto (SP)
Célio Messias/Folhapress Caminhão incendiado por criminosos em ataque à empresa Brinks em Ribeirão Preto (SP)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil