Folha de S.Paulo

O marketing do agro

- Bruno Boghossian

brasília O ainda pré-candidato Jair Bolsonaro já considerav­a o Ministério do Meio Ambiente um problema. Num vídeo divulgado em março, o deputado disse que as “multagens” a produtores rurais acusados de desmatamen­to eram absurdas e propôs o fim da pasta.

“Nós inclusive pensamos em fundir o Ministério da Agricultur­a com o Meio Ambiente. Aí vai acabar a brincadeir­a dessa briga entre ministério­s. E quem vai indicar vão ser os homens do campo. São as entidades que vão indicar”, declarou.

O agora presidente eleito vai levar o projeto adiante. Depois de negociaçõe­s com representa­ntes do agronegóci­o, marcadas por recuos sucessivos, Bolsonaro decidiu unir as duas pastas. Os órgãos de fiscalizaç­ão ambiental, segundo o plano, ficarão submetidos à Agricultur­a.

As palavras do deputado ao longo da campanha mostram que seu futuro governo escolheu o lado mais pueril do lobby ruralista. Seus conselheir­os para o setor conseguira­m convencê-lo de que a maneira mais simples de acabar com as divergênci­as era sufocar um dos lados.

Especialis­tas e até empresário­s do setor lançaram alertas ao longo dos últimos meses sobre o risco dessa cartada. A fusão das duas pastas, sob a tutela dos produtores, pode ser interpreta­da como um retrocesso num mercado internacio­nal que cobra dos produtores cada vez mais garantias de proteção ambiental.

Bolsonaro pode até discordar das regras seguidas pelos órgãos de fiscalizaç­ão, mas deixa de considerar que o desentendi­mento também é saudável no poder. Se um presidente da República só ouve a voz de um lado, está sujeito à propaganda de grupos de interesse, e não às ideias de quem formula políticas públicas.

No segundo governo Lula, o então presidente abraçou as posições de Dilma Rousseff em uma sequência de embates entre ela e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Sob bombardeio, Marina pediu demissão em 2008. Nesta terça (30), ela disse que a fusão de pastas de Bolsonaro é um “triplo desastre”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil