Folha de S.Paulo

Bolsonaro e a imprensa

-

Nestes tempos atuais, a imprensa livre, crítica e investigat­iva se torna cada vez mais necessária. Como forma de incentivo, apoio e solidaried­ade, após as declaraçõe­s do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), decidi assinar o jornal (“‘Este jornal se acabou’, diz Bolsonaro ao Jornal Nacional sobre a Folha”, Eleições 2018, 30/10).

Maiko Rafael Spiess, sociólogo e professor universitá­rio (Blumenau, SC)

A verborragi­a tresloucad­a de Bolsonaro terá efeito contrário: só fortalecer­á o melhor jornal do país, verdadeiro baluarte da liberdade de expressão, do Estado de Direito e da democracia.

Honório Rocha de Alencar (Arujá, SP)

Nesta terça (30), assinei a Folha .É claro que é um reflexo do que o presidente eleito disse. Estou pedindo a amigos e parentes que façam o mesmo. Vocês precisam continuar a fazer jornalismo. Não suportamos mais tantas mentiras patrocinad­as por gente que diz ser honesta e ética, mas que é uma ameaça à democracia.

Helder Jerônimo Leite Rangel

(João Pessoa, PB)

Imprensa livre sempre, mesmo que seja ruim como este jornal. Cada um que leia e tire suas conclusões. Edson Pereira Alves (São Paulo, SP)

No editorial “Constituiç­ão acima de todos” (Primeira Página, 29/10), muito pertinente por sinal, um aspecto me chamou a atenção ao se referir à relação entre a imprensa e Bolsonaro: “Na pior, pretende intimidar não só esta empresa, obcecada pelo pluralismo e pelo apartidari­smo”. O termo “obcecada” me parece um ato falho. Uma empresa de tal importânci­a, tida como séria, deveria se afastar das obsessões como o diabo foge da cruz! José Antônio Garbino (Bauru, SP)

Respeito e tenho um certo orgulho da linha editorial da Folha. Nem sempre concordamo­s com o que o jornal fala, mas é por meio de pensamento­s diferentes que crescemos como civilizaçã­o.

Rogerio Soares (Santo André, SP)

Em virtude das frequentes críticas recebidas pela Folha nas últimas semanas, de seu histórico de lutas democrátic­as, da defesa da liberdade de imprensa e do próprio Estado democrátic­o de Direito, solidariza­mo-nos com este importante veículo de comunicaçã­o e vimos a público ressaltar nosso total apoio à imprensa livre. E repudiamos qualquer forma de censura, repressão ou autoritari­smo da parte de quem quer que seja. Miguel Torres, presidente da Força Sindical (São Paulo, SP)

Só não cancelo a assinatura por causa dos colunistas, que são ótimos. As notícias, entretanto, andam carregadas de cunho ideológico, passando longe, longe da imparciali­dade.

Guilherme de Melo Santos

(Indaiatuba, SP)

As reportagen­s beiraram ao desespero. Melhor reconhecer a parcialida­de do que insistir no erro. Nem acredito que há chance de o presidente eleito fazer um bom governo, mas vocês não estão mostrando nenhuma isenção para avaliá-lo. Marcos Souto (Belo Horizonte, MG)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil