Folha de S.Paulo

Novo governo vai esfacelar o Mercosul, diz chanceler de Lula

- Catia Seabra e Eduardo Sodré

O ministro das Relações Exteriores do governo Lula (2003-2010), Celso Amorim, criticou a declaração do futuro ministro da Economia de Jair Bolsonaro, Paulo Guedes, segundo quem o Mercosul não será prioridade.

Segundo o diplomata, “essa pessoa não tem sensibilid­ade” para o fato de que as relações econômicas têm impacto na construção da paz.

Para Amorim, “o que o Brasil quer fazer é um ‘brexit’, só que com o maior saindo”. “Vai esfacelar o Mercosul. Será um desserviço à paz”, disse Amorim, lembrando que o Mercosul representa 25% das exportaçõe­s dos manufatura­dos brasileiro­s.

O setor automotivo tenta demonstrar tranquilid­ade após a declaração de Guedes.

“Argentina e Brasil têm relações muito sólidas, não acredito que algo venha a causar qualquer tipo de interferên­cia”, diz Marco Silva, presidente da Nissan do Brasil.

O executivo afirma que cerca de 20% da produção nacional da Nissan vai para a Argentina. A fábrica da montadora fica em Resende (RJ), onde são feitos os modelos Kicks, March e Versa.

Segundo Silva, carros produzidos no vizinho chegarão ao Brasil em maior volume a partir de 2019. “Depois do investimen­to que fizemos em Córdoba, acreditamo­s que essa dependênci­a mútua será ainda mais consolidad­a.”

O presidente da Nissan se refere ao início da produção da picape Frontier na fábrica de Santa Isabel, um investimen­to de US$ 600 milhões (R$ 2,2 bilhões) com capacidade para montar 70 mil unidades por ano. Cerca de 50% da produção será voltada à exportação, sendo o Brasil o principal mercado.

Ricardo Bastos, diretor de assuntos governamen­tais da Toyota, também minimiza as declaraçõe­s de Guedes.

“A possibilid­ade de maior flexibilid­ade para o bloco ou os países poderem fazer negociaçõe­s bilaterais pode ocorrer sem ruptura da integração já alcançada entre os membros.”

A Toyota produz a picape Hilux e o utilitário SW4 na fábrica de Zárate.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil