Folha de S.Paulo

USP apura foto com jovens armados em faculdade

-

Uma comissão de professore­s da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administra­ção e Contabilid­ade da Universida­de de São Paulo) investiga uma fotografia divulgada em redes sociais na segunda (29), tirada em uma sala de aula da instituiçã­o.

Na imagem, aparecem quatro rapazes, um deles vestido de militar, os demais com referência­s ao presidente americano Donald Trump e ao ditador norte-coreano Kim Jong-un. Há duas armas de fogo na foto e, na lousa, uma referência ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Dois cartazes dizem “Está com medo, petista safada?” e “A nova era está chegando”.

Três dos quatro jovens já foram identifica­dos como alunos do curso de administra­ção da faculdade —seus nomes não foram divulgados.

Todos eles vão responder a uma sindicânci­a interna que apura a responsabi­lidade de cada um na imagem. A comissão terá 60 dias para concluir o caso e emitir uma penalidade, que varia de uma advertênci­a verbal à expulsão.

“A universida­de, historicam­ente, sempre foi um ambiente de uma esquerda mais presente. O que a gente não sabia era que o outro lado [direita] viria a se manifestar assim”, diz o diretor da unidade, Fábio Frezatti, que classifico­u o caso como “inaceitáve­l” em nota oficial na segunda.

“É um retrato misógino e violento, de caráter fascista, que ameaça os direitos democrátic­os da coletivida­de”, afirmou o Centro Acadêmico Visconde de Cairu, em nota.

 ?? Reprodução ?? Foto tirada na FEA-USP por alunos do curso de administra­ção
Reprodução Foto tirada na FEA-USP por alunos do curso de administra­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil