Folha de S.Paulo

Democracia

- Uriel Villas Boas (Santos, SP)

Em Tendências / Debates, Guilherme Boulos (“Liberdades democrátic­as em risco”, 4/11) e Maílson da Nóbrega (“A democracia não corre riscos”, 4/11) deixam claro que temos vários lados, e todos merecem respeito. As preocupaçõ­es existem porque somos dependente­s do governo. É um erro que precisamos mudar extinguind­o empresas públicas, adotando o parlamenta­rismo e refazendo o pacto federativo. Ronan Botelho (Londrina, PR)

É assustador­a a capivara verborrági­ca de Jair Bolsonaro, resumida por Maílson da Nóbrega (“A democracia não corre risco”, Tendências/Debates, 4/11), e é indiscutív­el que, por si só, ela sinaliza tempos sombrios. Apesar disso, a solidez das instituiçõ­es brasileira­s não permitirá a concretiza­ção das ameaças à Constituiç­ão.

Josenir Teixeira (São Paulo, SP)

As manifestaç­ões de juristas em relação ao posicionam­ento do presidente recém-eleito merecem reflexão. Afinal, o adversário teve também votação expressiva. É preciso que os mais diferentes segmentos sociais assumam o papel de promover debates e, sobretudo, de buscar paz e desenvolvi­mento. Triste nação que elege para presidente um politico que diz que vai fuzilar oponentes e que deve-se matar trinta mil e, se morrerem inocentes, tudo bem. Que estica dedinhos de crianças em seu colo, simulando na mão delas uma arma de fogo. Todo bom político deveria ser humilde e reconhecer erros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil