Folha de S.Paulo

Americanos ainda se dividem sobre ‘veredito de Trump’

- Nelson de Sá nelson.sa@grupofolha.com.br

As novas pesquisas de Wall Street Journal, com NBC, e Washington Post, com ABC, mostraram “a mesma coisa”, cerca de sete pontos de vantagem para os democratas.

E as “unânimes” organizaçõ­es de projeção, Cook Political Report, Crystal Ball e FiveThirty­Eight, antecipam maioria democrata na Câmara.

A partir daí, as narrativas para o “veredito de Trump”, como chamou o NYT na manchete impressa, divergem.

À direita, em suas manchetes digitais ao longo do domingo, WSJ e Drudge Report apontam para um “veredito misto” ou “dividido” na terça, com os republican­os mantendo a maioria no Senado.

O NYT fala em “nação dividida”, mas acrescenta que, “assim como existe um consenso nos dois partidos de que os democratas devem ganhar 35 cadeiras na Câmara, existe uma visão bipartidár­ia de que a perspectiv­a para o Senado é... bem menos clara”.

audiência O presidente da CNN, Jeff Zucker, defendeu a atenção de sua cobertura a Trump —que ele levou para a TV em 2004, quando dirigia a NBC. Dele, à Vanity Fair: “As pessoas dizem o tempo todo, ‘Ah, não quero falar de Trump, cansei de Trump’. Mas tudo o que querem fazer é falar de Trump. Nós vemos isso, toda vez que você sai de Trump para cobrir outros acontecime­ntos, a audiência vai embora”.

vergonha Lachlan Murdoch, copresiden­te das empresas do pai, Rupert, foi questionad­o por Ken Auletta, da New Yorker, se sentia “vergonha pelo que eles fazem” na Fox News, o canal de notícias pró-Trump. Resposta: “Não me envergonho do que eles fazem, de maneira nenhuma. Nós todos temos que ser mais tolerantes com as visões uns dos outros”.

sand erse a internacio­nal O senador americano Bernie Sanders reagiu aos elogios do governo Trump a Bolsonaro, “autoritári­o de extrema direita que elogiou a ditadura militar e se referiu a ativistas negros como animais”. Sanders, antes da eleição brasileira, soltou um manifesto por Guardian e outros, em que propôs: “Para combater a ascensão do eixo autoritári­o internacio­nal, nós precisamos de um movimento progressis­ta internacio­nal com uma visão de prosperida­de, segurança e dignidade para todas as pessoas”.

 ??  ?? Ilustração do Guardian para manifesto de Sanders que propôs ‘frente progressis­ta’ contra ‘eixo autoritári­o’
Ilustração do Guardian para manifesto de Sanders que propôs ‘frente progressis­ta’ contra ‘eixo autoritári­o’
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil