Folha de S.Paulo

Fim da Rouanet seria muito ruim para o país, diz ministro da Cultura

- (Maria Luísa Barsanelli)

Investir na cultura e na economia criativa brasileira é “bom senso” e um eventual fim da Lei Rouanet seria “muito ruim para a cultura brasileira”, disse o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, nesta segunda (5), durante o lançamento do MicBR (Mercado das Indústrias Criativas do Brasil).

“Acho que há no país uma grande dificuldad­e de perceber a força das atividades culturais e criativas”, disse o ministro, que depois comentou o possível fim da Lei Rouanet no governo de Jair Bolsonaro. “Espero sinceramen­te que isso não aconteça. Será muito ruim para a cultura brasileira. Mais de 53 mil projetos de todas as áreas acontecera­m [via lei].”

Segundo ele, o MicBR deve gerar grande retorno e teria chances de continuar no próximo governo. Até domingo (11), o evento promove, em espaços da avenida Paulista, encontros entre artistas, produtores e empreended­ores, nacionais e estrangeir­os, como numa vitrine da economia criativa brasileira.

Realizado pelo MinC e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportaçõe­s e Investimen­tos), o programa deve ter um retorno de até R$ 30 milhões, segundo estudo da FGV —foram investidos R$ 4 milhões.

“No Brasil, não investir em cultura é um desperdíci­o. É um dos dez maiores setores da economia”, disse Sá Leitão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil