Folha de S.Paulo

Reduto democrata, Nova York tem eleitores unidos contra presidente

- DB

Em Nova York, votar nas eleições de meio mandato presidenci­al de 2018 não é somente escolher um candidato ao Congresso ou ao governo. É, principalm­ente, deixar claro o descontent­amento com o governo de Donald Trump e sua retórica considerad­a desagregad­ora.

A cidade e o estado são reconhecid­amente um reduto democrata e progressis­ta. O prefeito Bill de Blasio e o governador Andrew Cuomo — que busca um terceiro mandato— pertencem ao partido.

Cuomo, em particular, tem sido voz ativa em criticar o presidente e já afirmou que Nova York resistirá a medidas do republican­o.

Esse sentimento encontra eco em Eloise Parrish, 74, que votou nesta terça (6) em colégio no Harlem, que reúne cerca de 230 mil habitantes —a maioria negra ou hispânica.

“A forma como esse país está agora...precisamos de uma mudança. E meu voto serve para algo. A retórica do presidente Trump está dividindo essa nação e esse país. Nós podemos mudar isso”, afirma.

Ela diz votar desde que tem 18 anos, idade mínima legal. “Esse país está muito dividido. Eu cresci quando a segregação estava terminando, eu sempre fui ensinada a tratar as pessoas do jeito que eu queria ser tratada e como amar aos outros”, ressalta.

Parrish afirma estar inspirada pelo movimento que viu no colégio, onde diz ter notado grande comparecim­ento. “As midterms vão determinar quem o próximo presidente vai ser. Estou otimista.”

Naimatu Mohammed, 35, avalia que a divisão piorou desde que o republican­o assumiu, em janeiro de 2017. “Esse país está cheio de ódio, tem muita discrimina­ção, é um país dividido. Temos o lado negro e o branco”, diz. “Eu quero votar porque as coisas que estão acontecend­o agora, precisamos de uma mudança. A política está saindo do controle, precisamos de pessoas melhores que venham para mudarmos para melhor.”

Menos otimista está Elis Norris, 76. Para ela, o resultado da eleição não deve trazer muita mudança no cenário político. “Eu não espero que alguma coisa mude para melhor. A maioria dos políticos não faz nada por pessoas que não se pareçam com eles.”

Norris diz que Trump reflete a mentalidad­e de muitos americanos. “Você tem que ser um ignorante, um tolo, em achar que eles deixariam uma mulher [Hillary Clinton] se tornar presidente”, afirma. “Tem muitas pessoas que sentem dessa maneira que ele se sente.”

 ?? Danielle Brant/Folhapress ?? Ellis Norris vota em Nova York
Danielle Brant/Folhapress Ellis Norris vota em Nova York

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil