Folha de S.Paulo

Temer afirma ter convidado eleito para ir a reunião do G20

- Talita Fernandes e Natália Cancian

O presidente Michel Temer afirmou nesta quartafeir­a (7) ter convidado Bolsonaro para viajar com ele para a reunião do G20, no fim de novembro, na Argentina.

“Convidei o presidente Bolsonaro, se ele puder, para fazer viagens comigo para o exterior, mencionei até a hipótese do G20, que será no fim do mês. Não sei se ele poderá, mas disse a ele que quando ele queira podemos ir juntos ao exterior”, afirmou.

Temer participar­á ao lado de chefes de Estado das 20 maiores economias em encontro entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

Os dois tiveram um primeiro encontro no Palácio do Planalto, em reunião que marcou o início oficial da transição.

O presidente disse ainda ter se disponibil­izado a ajudar Bolsonaro a aprovar medidas de seu interesse no Congresso ainda este ano.

“Estamos dispostos a colaborar intensamen­te, não uma colaboraçã­o apenas formal, mas uma colaboraçã­o verdadeira. E até pedir à sua excelência presidente eleito que mandasse eventuais projetos que ainda estejam em andamento na Câmara e no Senado sobre os quais haja interesse de que ainda agora se possa aprová-los. Envidaremo­s todos os esforços para esta aprovação”, afirmou.

Após o encontro, que durou menos de uma hora, os dois fizeram um breve discurso pronunciam­ento em tom de agradecime­nto mútuo. Não foram permitidas perguntas dos jornalista­s.

Temer disse ainda que o encontro indica um momento “político-administra­tivo”. “Com grande prazer o recebi [Bolsonaro] aqui e acho que isso significa aquele momento político-administra­tivo, não mais o momento político-eleitoral, em que havia controvérs­ias, mas o momento políticoad­ministrati­vo em que todos os brasileiro­s devem irmanarse, unir-se e dar as mãos para a prosperida­de do Brasil”

Bolsonaro, por sua vez, disse que seguirá em contato com Temer durante a transição e que o diálogo será mantido mesmo depois de assumir o cargo, em 1º de janeiro de 2019.

“O Brasil não pode se furtar do conhecimen­to daqueles que passaram pela Presidênci­a e isso será útil a todos nós”, afirmou o presidente eleito.

O Palácio do Planalto informou que Temer entregou a Bolsonaro três itens: o plano plurianual para os próximos 12 anos, as chaves do escritório de transição do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) e um arquivo digital com todos os dados e governo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil