Folha de S.Paulo

Jornalista que confrontou Trump perde credencial

- JZ

O presidente americano, Donald Trump, decidiu suspender a credencial que dá acesso à Casa Branca do jornalista da CNN Jim Acosta, após embate durante entrevista.

Donald Trump, presidente dos EUA, suspendeu a credencial de acesso à Casa Branca do jornalista da CNN Jim Acosta, após os dois se envolverem em um embate na quarta-feira (7). Na ocasião, o republican­o chamou Acosta de rude e pessoa terrível após o jornalista ter insistido em perguntas sobre a caravana de imigrantes.

O repórter se recusou a dar o microfone para uma estagiária da Casa Branca quando Trump tentou cortá-lo.

Em uma rede social, a portavoz de Trump, Sarah Sanders, compartilh­ou um vídeo para comprovar que Acosta tocou no braço da auxiliar enquanto a mulher tentava lhe tirar o microfone. Mas a gravação teria sido editada para que a reação do jornalista parecesse mais agressiva do que realmente foi. Internauta­s compartilh­aram publicaçõe­s comparando as imagens das câmeras que registrara­m a coletiva com o conteúdo divulgado por Sanders.

“Nós nunca iremos [...] tolerar um repórter colocando suas mãos em uma jovem mulher que só tentava fazer o seu trabalho”, afirmou a Casa Branca em comunicado.

Colegas de Acosta, da CNN e de outros veículos, saíram em sua defesa. A associação dos jornalista­s que cobrem a Casa Branca classifico­u a suspensão da credencial como inaceitáve­l e pediu a reversão da medida.

 ?? Kevin Lamarque - 7.nov.2018/Reuters ?? Durante coletiva na Casa Branca, Trump acusou Jim Acosta de divulgar notícias falsas na TV
Kevin Lamarque - 7.nov.2018/Reuters Durante coletiva na Casa Branca, Trump acusou Jim Acosta de divulgar notícias falsas na TV

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil