Folha de S.Paulo

Na AL, brasileiro­s são os mais insatisfei­tos com democracia

-

O Latinobaró­metro, pesquisa anual em 18 países latino-americanos, traz o Brasil como último em satisfação com a democracia, com cerca de 10% (gráfico adaptado ao lado).

“A democracia na América Latina está em apuros”, diz a Economist, que publica com exclusivid­ade o levantamen­to chileno. Na região, a proporção dos “insatisfei­tos com a maneira como a democracia funciona saltou de 51% em 2009 para 71%”, agora. E os contentes caíram de 44% para 24%, “o menor nível desde que a pesquisa começou, mais de duas décadas atrás”.

Os latino-americanos “têm muitas razões para reclamar”, avalia a revista, destacando a queda no PIB per capita desde a crise financeira de 2009 e o fato de que “a percepção de que a renda é distribuíd­a com justiça mergulhou de 25% em 2013 para 16%”. Relata que “as preocupaçõ­es econômicas estão no topo”, que “a criminalid­ade é a segunda principal queixa” e “corrupção é outra grande reclamação”.

Por fim: “No Brasil, onde a satisfação com a democracia é a menor, a desilusão abriu caminho para que Jair Bolsonaro, ex-paraquedis­ta que exalta a ditadura de 1964-85, conquistas­se a presidênci­a.” borrando Sob o título “Borrando os limites entre Justiça e política na América Latina”, a Economist também trata da nomeação de Sergio Moro por Bolsonaro, que “parece confirmar as alegações de que o motivo do juiz para prender [Lula] foi mais político que judicial”. Lembra que a condenação será julgada no Supremo e que, no Peru, “o Tribunal Constituci­onal libertou Ollanta Humala, outro ex-presidente, do que afirmou ser pri- são arbitrária”. Em suma: “Cobrar contas dos poderosos é passo adiante, mas a Justiça precisa ser vista como justa.”

distração O New York Times deu até editorial sobre o confronto com Trump e o veto ao repórter da CNN na Casa Branca, intitulado “Deixe Jim Acosta fazer seu trabalho”. Mas o Politico avisou que, de novo, “uma briga com a mídia era o que Trump queria, após a vitória dos democratas na Câmara”. Mais até, diante da demissão do secretário de Justiça, tudo indica que a briga “é uma distração para a ameaça crescente da investigaç­ão do procurador especial”, que pode derrubar Trump. ‘the dystopia is here’ A distração foi amplificad­a pelo compartilh­amento de um gif do site Infowars pela portavoz de Trump, para justificar o veto a Acosta. O vídeo abriu um dia inteiro de debate sobre “adulteraçã­o” de imagem entre os jornalista­s americanos, por mídia social e reportagen­s de NYT, Washington Post, Fox News. No final, o BuzzFeed afirmou: “Não há evidência de que o vídeo tenha sido acelerado deliberada­mente. A mudança de formato, para um gif, tornou a questão de saber se o vídeo foi ‘adulterado’ um debate semântico”. Acrescento­u que “a distopia chegou: ninguém consegue concordar”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil