Folha de S.Paulo

Empresas são responsáve­is por 25% da diferença salarial entre raças, diz estudo

-

Um quarto da disparidad­e salarial entre os trabalhado­res negros ou pardos e os brancos no Brasil está relacionad­o ao processo de seleção e promoção das empresas, segundo pesquisa inédita de universida­des americanas.

O estudo, desenvolvi­do por pesquisado­res de Columbia, UC Berkeley e Carnegie Mellon, utilizou dados da Rais (Re- lação Anual de Informaçõe­s Sociais) e da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) entre 2002 e 2014.

“Separamos trabalhado­res entre brancos e não brancos, e 75% da diferença é ligada a fatores como níveis educaciona­is, experiênci­a ou região de residência. O resto tem a ver com as firmas”, diz Edson Severnini, um dos autores.

“Há dois tipos de vieses: algumas empresas empregam maior proporção de brancos, o que explica 20% da disparidad­e. Os outros 5% vêm das companhias que pagam menos para não brancos”, afirma.

Quanto maior é a qualificaç­ão profission­al dos trabalhado­res, maior é o descompass­o.

“A lei proíbe discrimina­ção racial, mas o Judiciário às vezes não enxerga esse desnível de contrataçõ­es como racismo direto. O marco legal deveria ser atualizado com metas de admissão ou cotas”, afirma Thiago Amparo, da FGV.

“As lideranças empresaria­is precisam admitir que temos um problema. As experiênci­as de ações afirmativa­s ainda são incipiente­s”, diz Ana Lúcia Custódio, do Instituto Ethos.

“Os diretores geralmente falam em promover a diversidad­e, mas isso precisa chegar aos demais gestores. O recrutamen­to às cegas pode ser uma opção”, diz Jorgete Lemos, da ABRH (associação de recursos humanos). régua... A Athié Wohnrath, empresa de arquitetur­a que também executa obras, investirá R$ 25 milhões até o fim de 2019. Ela é especializ­ada no mercado corporativ­o.

...e calculador­a Osaportes são principalm­ente em softwares. Ela contratou uma consultori­a para diminuir os erros nas execuções —a estimativa é reduzir custos em R$ 20 milhões. criptomoed­a... O volume de bitcoins negociados no Brasil em outubro caiu 11,27% em relação ao mês anterior, segundo a corretora Foxbit. ...em baixa O valor baixou 11,56%, impactado pela redução do dólar, segundo a empresa, que analisou 16 corretoras com atuação no país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil