Folha de S.Paulo

Peça sem diálogos utiliza elementos circenses para abordar temas ambientais

- Ana Luísa Moraes

Friedensre­ich Hundertwas­ser (1928-2000) foi um pintor e arquiteto austríaco que trabalhou com a natureza e a arte de maneira integrada. Para ele, era impossível conceber suas obras sem a ecologia.

Ele é a inspiração principal para o espetáculo “O Mundo de Hundertwas­ser”, que estreia neste sábado (10), no Sesc Consolação.

A montagem tem criação e atuação do casal Raul Barreto (Parlapatõe­s) e Helena Cerello (Cia Le Plat du Jour). “A peça é uma tentativa de aproximar as crianças de questões ligadas ao meio ambiente, de despertar o interesse delas sobre o assunto”, diz Cerello.

O enredo conta a história da Branca, uma garota que nunca teve contato com cores de verdade e só se relaciona com as telas e janelas pelo computador. Ela encontra, então, o artista, que apresenta à pequena um mundo vivo, cheio de cores e natureza.

O espetáculo emprega elementos circenses, como mágica, mímica, palhaçaria e malabarism­os. Já o cenário, com projeções criadas pelo Coletivo Bijari, mostra os trabalhos de Hundertwas­ser ao fundo.

Com direção de Alvaro Assad, a peça é encenada sem diálogos. “Queremos que os pequenos se desconecte­m um pouco da tecnologia e olhem para o que os cerca”, finaliza . Sesc Consolação - R. Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, tel. 32343000. Estreia sábado (10). Sáb.: 11h. Até 15/12. 60 min. Livre. Sessão extra 15/11, 11h. R$ 5 a R$ 17. Menores de 12 anos: grátis. d

 ?? João Caldas/Divulgação ?? Raul Barreto e Helena Cerello interpreta­m Hundertwas­ser e Branca, respectiva­mente
João Caldas/Divulgação Raul Barreto e Helena Cerello interpreta­m Hundertwas­ser e Branca, respectiva­mente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil