Folha de S.Paulo

Saiba mais sobre a penhora do troféu

-

Por que a taça do Mundial de 2012 do Corinthian­s foi penhorada pela

Justiça de São Paulo? A decisão veio após processo aberto pelo Instituto Santanense de Ensino Superior, que cobra R$ 2,5 milhões do clube no Poder Judiciário de São Paulo.

O que esse instituto tem a ver com o Corinthian­s? De 2006 a 2008, a UniSant’Anna, de propriedad­e do Instituto Santanense, tinha um espaço no Parque São Jorge, sede do clube. O local era alugado e servia como campus para a universida­de.

Por que o Corinthian­s contraiu essa dívida? A UniSant’Anna alega que, em 2008, o clube passou a impedir o acesso de alunos e funcionári­os e buscou uma indenizaçã­o na Justiça. Em 2010, o Corinthian­s foi condenado em primeira instância.

O que vai acontecer com o troféu do Mundial? Caso o clube não consiga reverter a decisão, o objeto terá seu valor avaliado para ser penhorado, ou seja, colocado no processo como uma garantia de que a dívida com o instituto será paga.

O Corinthian­s vai ficar sem a taça? Não. Apesar da penhora, o clube fica apenas impedido de realizar atividades com o troféu, como levá-lo para fora do Brasil ou vendêlo. O clube só perderá o objeto se, no futuro, não tiver dinheiro para pagar a dívida. Aí a taça vai a leilão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil