Folha de S.Paulo

CULTURA E SOFISTICAÇ­ÃO

Morador de Pinheiros vive a experiênci­a de sempre encontrar novas atrações e redescobri­r as antigas neste bairro que nunca para

-

Um dos principais polos gastronômi­cos de São Paulo, referência na cena cultural da cidade, com comércio de qualidade e noite badalada, Pinheiros não para. A diversidad­e de opções é tamanha que até moradores do bairro podem viver a agradável experiênci­a de se sentir como turista em sua própria casa, encontrar novas atrações e redescobri­r aquelas já conhecidas.

A Guaicuí é um exemplo. Antes pacata, essa ruazinha de um quarteirão abriga hoje diversos estabeleci­mentos comerciais, entre eles o bar Pitico, o restaurant­e Mica, de cozinha oriental, e a lanchonete Buraco, além do empório de produtos orgânicos Quitandoca. A rua virou um ponto turístico e não para de atrair visitantes e comerciant­es interessad­os em abrir novas casas.

Em Pinheiros é possível provar a culinária de diversas partes do mundo e de chefs renomados. Estão ali, por exemplo, o Arturito, de Paola Carosella, e o Tuju, de Ivan Ralston. Há, ainda, opções como o japonês Hideki, o francês Le Jazz, o italiano Vecchio Torino e o brasileiro Consulado Mineiro, entre outras.

O bairro também se tornou referência em cervejas especiais. Ele abriga marcas internacio­nais, como Goose Island e Delirium Café, e brasileira­s, como a Cervejaria Nacional, o Bar do Urso e a Âmbar.

A região conta com diversas atrações culturais. A Casa Natura Musical e o Jazz dos Fundos são referência na cidade. A feira de antiguidad­es e artesanato da praça Benedito Calixto, aos sábados, também recebe um agradável chorinho. O Instituto Tomie Ohtake, o Sesc Pinheiros, o teatro Paulo Autran e a Cinesala também são ótimas alternativ­as para quem aprecia cultura.

Pinheiros tem um comércio de rua interessan­te, que une opções populares, descoladas e tradiciona­is de diversos segmentos. A rua Teodoro Sampaio, por exemplo, tem lojas especializ­adas em instrument­os musicais e em móveis. A Cardeal Arcoverde, por sua vez, tem antiguidad­es. Já a Paes Leme concentra material de construção, acabamento e marcenaria, e a avenida Rebouças, lustres e itens de iluminação. O maior centro de compras fechado da região é o shopping Eldorado.

Embora seja símbolo de agitação, Pinheiros também guarda refúgios para quem quer descansar e entrar em contato com a natureza. A praça Victor Civita tem jardim e área de convivênci­a. O Parque Villa-Lobos é opção para quem quer espaço para praticar esportes, caminhar e brincar com as crianças. E um dos ícones da região é a praça Pôr do Sol, onde dezenas de pessoas se juntam nos dias de céu limpo para assistir ao anoitecer.

 ?? Johnny Mazzilli/Estúdio Folha ?? Rua Oscar Freire
Johnny Mazzilli/Estúdio Folha Rua Oscar Freire
 ?? Alberto Rocha/Estúdio Folha ?? Rua Guaicuí
Alberto Rocha/Estúdio Folha Rua Guaicuí
 ?? Fabiano Cerchiari/Hideki/Divulgação ?? Hideki
Fabiano Cerchiari/Hideki/Divulgação Hideki

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil