Folha de S.Paulo

Entidades tentam aprovar projetos ainda sob Temer

-

Mesmo prestes a lidar com um governo visto como simpático à iniciativa privada, entidades setoriais têm se esforçado para votar o maior número possível de projetos nas últimas semanas deste ano.

Há pautas de setores como construção, saneamento básico e energia prontas para votação em comissões ou nos plenários do Congresso.

“O cenário para aprovar na próxima legislatur­a é bom; para a atual, é ótimo”, diz Venilton Tadini, da Abdib (associação de infraestru­tura).

Há tentativas para evitar que discussões com políticos que se arrastam por meses não sejam em vão e, no caso de medidas provisória­s, de não deixar que elas expirem e haja um retorno à estaca zero, segundo Tadini.

É o caso da MP do marco legal do saneamento básico, que vence no próximo dia 19.

A preocupaçã­o existe também na esfera estadual. Muitos governador­es eleitos já se declararam contrários às mudanças, segundo Percy Soares, diretor da Abcon (de concession­árias privadas).

“Será um governo novo, que terá de lidar com pautas como a reforma da Previdênci­a. É difícil que consiga endereçar capital político para o saneamento, em que pese ser um tema fundamenta­l.”

Há uma expectativ­a de que o primeiro ano de Jair Bolsonaro na presidênci­a seja mais favorável a novas propostas, mas a renovação do Congresso poderá postergar as votações, afirma José Martins, presidente da Cbic (de construção).

“Em janeiro, nada será decidido. Em fevereiro, também, porque serão eleitos presidente­s de comissão. Serão meses [de inatividad­e] em um ambiente desconheci­do.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil