Folha de S.Paulo

Flórida recontará votos para Senado e governo, ecoando Bush vs. Gore

- Júlia Zaremba

Os resultados da disputa pelo Senado e para o governo do estado na Flórida serão submetidos a novo escrutínio após a primeira apuração, em ambos os casos, resultar em vitórias por margem inferior a 0,5 ponto percentual, ecoando as eleições presidenci­ais de 2000, quando George W. Bush venceu Al Gore.

A decisão foi tomada pelo secretário de Estado local, Ken Detzner, na tarde de sábado (10), e a nova apuração deve terminar até quinta (15). A legislação estadual determina recontagem obrigatóri­a se a diferença entre os candidatos for inferior a 0,5 ponto.

No Senado, o atual governador do estado, o republican­o Rick Scott, venceu o senador Bill Nelson, há 18 anos no cargo, por 0,15 ponto percentual na primeira contagem, ou pouco mais de 12,5 mil votos.

Já na disputa do governo estadual, o também republican­o Ron DeSantis derrotou o prefeito de Tallahasse­e, Andrew Gillum por 0,41 ponto percentual, ou 33,6 mil votos.

Após a oficializa­ção do pedido de recontagem, Trump acusou oponentes de tentarem “roubar duas grandes eleições na Flórida”: “Estamos acompanhan­do de perto!”. A retórica destoa do dia da eleição, quando classifico­u de “incríveis” as vitórias do partido e não falou em fraude.

Os republican­os perderam a maioria que tinham na Câmara para os democratas na eleição de terça passada (6), mas mantiveram o controle do Senado, onde ficaram com 53 das 100 cadeiras. Uma eventual reversão na Flórida não lhes tiraria a maioria na Casa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil