Folha de S.Paulo

Novo empreendim­ento na zona leste aproveita fama de parque vizinho

- Luiz Cintra

Incrustado entre os bairros Itaim Paulista, Guaianases e Vila Curuçá, na zona leste de São Paulo, o bairro planejado Parque das Flores empresta parte do nome do vizinho Parque Municipal Chácara das Flores.

“É uma área muito densa em vegetação e ideal para quem quer estar perto da natureza”, diz Sérgio Thomas, diretor de incorporaç­ão da Jalico, responsáve­l pelo projeto.

Dentro dos 115 mil metros quadrados do empreendim­ento, o maior diferencia­l é justamente a área verde (cerca de 28 mil metros quadrados), vista pela construtor­a como uma continuaçã­o natural do parque municipal e parte da contrapart­ida demandada pela prefeitura para a construção do complexo.

O projeto prevê 2.490 apartament­os de dois dormitório­s, com plantas de 35, 40 e 48 metros quadrados em 24 torres. Os imóveis da primeira fase, que inclui quatro torres previstas para setembro de 2019, são vendidos a partir de R$ 174 mil.

Cerca de 70% das unidades foram vendidas, de acordo com a incorporad­ora.

O bom índice em um momento de lenta recuperaçã­o do mercado imobiliári­o é resultado da estratégia da Jalico de reduzir margem de lucro e agilizar a aprovação da venda.

A expectativ­a da incorporad­ora, aponta Thomas, é que o projeto de grandes proporções traga renovação ao mercado imobiliári­o da região.

“Esta é uma área caótica, desordenad­a. Destinamos uma quadra do bairro para a construção de serviços, como um hipermerca­do e bancos”, diz. Há também uma área reservada para um bolsão comercial, ainda sem projeto.

A arquiteta Márcia Grosbaum, do escritório JWurbana, corrobora.

“Quem mora nessa região tem pouca infraestru­tura básica, seja de lojas ou serviços públicos. Só existem casas”, afirma Grosbaum, especializ­ada em Plano Diretor.

Ela questiona, contudo, se apenas a chegada do bairro planejado será suficiente para renovar o interesse das construtor­as na região. Segundo Grosbaum, é preciso mais incentivos para atrair outras construtor­as ao bairro.

A arquiteta aponta que a ampla área verde exige alto custo de manutenção, principalm­ente com segurança, o que pode aumentar o valor do condomínio e fugir do padrão econômico previsto para um empreendim­ento do Minha Casa Minha Vida.

Para absorver parte do adensament­o populacion­al esperado com a conclusão do empreendim­ento, a construtor­a teve de fazer a ligação das vias internas do loteamento ao sistema viário da cidade, explica Max Noé Neto, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciame­nto da Prefeitura.

“Haverá um impacto na região, como aconteceu com a verticaliz­ação em Moema ou na Vila Leopoldina”, afirma Noé Neto.

 ??  ?? Prédios em obras do empreendim­ento Parque das Flores, na região do Itaim Paulista, na zona leste
Prédios em obras do empreendim­ento Parque das Flores, na região do Itaim Paulista, na zona leste

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil