Folha de S.Paulo

Na prática a teoria é outra

- Daniela Lima painel@grupofolha.com.br

A ordem de Cuba para que seus médicos deixem de atuar no Brasil ampliou o número de arestas a serem aparadas pelo governo Jair Bolsonaro (PSL) —já sob profunda desconfian­ça do Congresso. A crise com os cubanos tem potencial para afetar a relação do presidente eleito com os municípios. Jonas Donizette (PSB-SP), presidente da Frente Nacional de Prefeitos, dá o tom: diz que o Mais Médicos nasceu de demanda da entidade e que “questão ideológica não pode contaminar o serviço público”.

dois voando “Foi uma luta nossa, da Frente. O programa pode não ser perfeito, mas ajudou. O presidente eleito, o próximo ministro da Saúde, eles têm que ter uma solução. Não dá para acabar sem ter algo que dê suporte”, diz Donizette, prefeito de Campinas (SP).

agora Algumas prefeitura­s receberam a informação de que Cuba orientou seus profission­ais a suspendere­mos atendiment­os já nesta quarta (14).

venha de onde vier Prefeitos pretendem sugerir ao presidente eleito que, se for impossível reaver o pacto com Cuba, o governo faça um chamado a brasileiro­s formados no exterior para atuar no país sem revalidar o diploma.

meio a meio A indicação de Ernesto Araújo para o Ministério das Relações Exteriores dividiu o Itamaraty. Para fazer a mudança radical na política externa que Bolsonaro tem pregado, dizem diplomatas, ele era a opção lógica. Há temor, porém, pelo fato de o escolhido ter sido promovido há pouco tempo e nunca ter chefiado embaixada no exterior.

dia de banquete No universo político, a decisão de Bolsonaro para a pasta causou preocupaçã­o. Quem lida com o cotidiano do governo diz que o blog de Araújo, prato feito para polêmicas, será esquadrinh­ado com lupa pela imprensa estrangeir­a, que já torce o nariz para o presidente eleito.

recado Michel Temer recebeu o embaixador de um país do Oriente Médio em seu gabinete há alguns dias. Na despedida, o emissário elogiou avanços da gestão emedebista, disse ter ficado feliz em ampliar parcerias e arrematou: “Lamento que todo o trabalho do sr. agora esteja ameaçado”.

recado 2 Houve constrangi­mento no Planalto. Foi após o aceno de Bolsonaro a Israel.

passo apertado A atuação da juíza Gabriela Hardt, substituta de Sergio Moro, no depoimento de Lula à Justiça Federal do Paraná, nesta quarta (14), deixou aliados do petista com a impressão de que ela está em “marcha acelerada” para concluir o caso do sítio de Atibaia (SP). A expectativ­a é de um desfecho —a condenação— ainda este ano.

em papel de presente Se seguir rigorosame­nte os prazos processuai­s e rejeitar eventuais pedidos da acusação e da defesa de apresentaç­ão de novas provas, Hardt pode condenar Lula às vésperas das festas de fim de ano.

então tá A assessoria de Fernando Haddad diz que ele “não recebeu nenhuma sugestão de criar um instituto com perfil interparti­dário para liderar a oposição”. “Não recebeu e não tem nenhuma intenção de trilhar este caminho”, diz o texto. A informação, publicada pelo Painel nesta quarta (14), foi confirmada por três aliados do petista.

a casa é sua Em campanha para se reeleger presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEMRJ) vai receber deputados recém-eleitos para um jantar, na terça (20), em sua residência oficial. A expectativ­a é a de que ao menos 50 dos 243 novatos compareçam ao encontro.

rsvp Gustinho Ribeiro (SE), do Solidaried­ade, está ajudando na organizaçã­o do jantar. Além de convocação geral no grupo de WhatsApp chamado “Bancada da renovação”, ele tem disparado convites individuai­s para os estreantes.

anote Dois nomes entraram na bolsa de apostas para a Advocacia-Geral da União no governo Bolsonaro: Marcelo Siqueira e José Levy Mello do Amaral. Siqueira é ex-procurador-geral federal e diretor de compliance do BNDES. Levy é ex-consultor-geral da União.

O assassinat­o de Marielle é um ato contra a democracia. Não apontar o autor é dar aval a um grupo político para matar novamente

Do deputado eleito Marcelo Freixo (PSOL-RJ), sobre o crime cometido há oito meses contra a vereadora e seu motorista, Anderson Gomes, no Rio

com Thais Arbex e Julia Chaib

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil