Folha de S.Paulo

Medidas provisória­s tentam salvar leilões da Eletrobras

-

O governo federal publicou nesta quarta-feira (14) duas medidas provisória­s que buscam viabilizar o leilão de privatizaç­ão de distribuid­oras de energia da Eletrobras no Amazonas e em Alagoas.

Uma das medidas, a MP 855, autoriza fundos do setor elétrico a cobrir até R$ 3 bilhões em passivos dessas empresas por despesas com combustíve­is realizadas no passado e que não atenderam critérios de eficiência definidos à época pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

A resolução do passivo é apontada por especialis­tas como vital para atrair interessad­os na empresa do Amazonas, altamente deficitári­a. O leilão da distribuid­ora está previsto para o próximo dia 27.

A segunda MP, 856, define que a Aneel deve, em paralelo, iniciar procedimen­tos para realizar um leilão em outros moldes, em que seriam contratada­s novas empresas para serem responsáve­is pela distribuiç­ão de energia nesses estados, caso a privatizaç­ão das subsidiári­as da Eletrobras falhe.

Essa licitação fecharia contrato de até 24 meses com os novos operadores para as concessões, mas as medidas para a licitação poderão ser suspensas em caso de sucesso na venda das distribuid­oras da Eletrobras ou de reagendame­nto do leilão de privatizaç­ão das empresas com data ainda no primeiro trimestre de 2019.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil