Folha de S.Paulo

Pedreiro cineasta fez de cidade no ES o seu velho oeste

- Ricardo Hiar coluna.obituario@grupofolha.com.br

Sempre que entrava em seu set, o ajudante de pedreiro Manoel Loreno se transforma­va. O baixinho de origem humilde e muitas vezes tímido dava espaço para heróis do velho oeste.

Apaixonado por cinema, seu Manoelzinh­o —como era conhecido em Mantenópol­is, no Espírito Santo— passou a criar seus filmes tendo como inspiração antigas produções americanas. O município, para o qual migrou com a família mineira ainda na infância, se tornaria o seu velho oeste.

Com poucos recursos, tinha como trunfo a criativida­de, que resultou em mais de 20 filmes. Os amigos viravam atores e figurantes, e ele não abria mão de ser o protagonis­ta. A maioria das gravações foi feita em VHS, cheias de improviso. Para a música de fundo, alguém ligava o rádio durante as cenas. Os cortes eram secos, e as produções não demoravam mais do que dois dias.

O gosto surgiu tempos antes: na infância, sem dinheiro para ir ao cinema, entregava cartazes em troca de bilhetes.

Analfabeto, o cineasta amador tinha um ritual. Gostava de ir só ao alto de uma montanha e, debaixo de uma árvore, projetava tudo em desenhos no chão. Ali decorava as sequências. Chegou a ser atropelado por um carro nas gravações, mas repetiu a cena até ficar como esperava.

O primeiro filme, “A Vingança de Lorena”, saiu em 1989. O último, “Um Manoelzinh­o é Bom, Dois é Demais”, é de 2011. A praça principal da cidade lotou para a exibição.

“Ele ficava muito feliz quando viam seus filmes. O mais importante para ele era ver o sorriso das pessoas quando o assistiam”, diz o filho, Zaqueu.

Morreu no dia 10, após um AVC. Deixa a mulher, Iza, companheir­a por mais de 20 anos, e os filhos Zaqueu e Elisa.

DOMINGOS RICUCCI

SCARCELLI Aos 83, casado com Generoza Severina. Deixa os filhos Elida Mozart, David Ricardo, Crys Patricia e Oliver Cauã Cauê. Cemitério do Araçá, av. Dr. Arnaldo, 666, Cerqueira César.

7º DIA

NELSON VIEIRA CRUZ Nesta quinta (15) às 20h, Igreja Santuário São Judas Tadeu, av. Jabaquara, 2.682, Jabaquara.

1º ANO

IDA ZACHARIAS RUSSO Nesta sexta (16) às 19h30, Igreja da Imaculada Conceição, av. Brig. Luís

Antônio, 2.071, Bela Vista.

2º ANO

ANTÔNIO DE PÁDUA PEROSA Nesta sexta (16) às 19h, Igreja São Domingos, r. Caiubi, 164, Perdizes.

EM MEMÓRIA

MARIO RUSSO Nesta sexta (16) às 19h30, Igreja da Imaculada Conceição, av. Brigadeiro Luís Antônio, 2.071, Bela Vista.

GERALDO ATALIBA Nesta quinta (15) às 18h, na Igreja Imaculado Coração de Maria (Capela da PUC), r. Monte Alegre, 948, Perdizes; às 18h30, na Igreja São Geraldo, Largo do Padre Péricles, s/n, Perdizes; às 19h, na Igreja São José do Ipiranga, r. Brigadeiro Jordão, 560, Ipiranga, e na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, r. Padre Lustosa, 292, Centro, São Bernardo do Campo (SP); e às 19h30, na Igreja da Santíssima Virgem, av. Lucas Nogueira Garcez, s/n, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo (SP).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil