Folha de S.Paulo

MÔNICA BERGAMO

- monica.bergamo@grupofolha.com.br

NOVO MUNDO

A lei que criou os Mais Médicos, em 2013, incentivou também a abertura de cursos de medicina no Brasil: desde que ela foi promulgada, 9.137 vagas foram abertas em novos 117 cursos —81% delas, no interior do país.

velho mundo

A possibilid­ade de que os novos profission­ais se fixem no interior, onde hoje trabalhamo­smédicoscu­banos que sairão do Brasil, é remota de acordo com o histórico do país: 93,4% dos doutores formados em cidades pequenas migraram para centros maiores, segundo estudo feito pela Faculdade de Medicina da USP.

vida real

“Os dados mostram como será um problema de difícil solução”, diz o professor Mario Scheffer, autor do levantamen­to.

vida real 2

“A quantidade de novos profission­ais que se formarão mostra o potencial de ocupação desses espaços. Resta saber se os novos médicos brasileiro­s estarão capacitado­s, como os cubanos, para trabalhar na atenção primária de locais desassisti­dos”, afirma.

vida real 3

De acordo com ele, o Brasil “ainda não tem um modelo de avaliação eficiente” sobre a qualidade dos cursos de medicina. É preciso saber, ainda, “se haverá políticas de incentivo à permanênci­a dos médicos nesses lugares, o que hoje não existe”.

fui

Em 2017, o Ministério da Saúde abriu concurso para selecionar brasileiro­s para o Mais Médicos: 6.285 se inscrevera­m para 2.320 vagas. Só 1.626 apareceram para trabalhar. Cerca de 30% deixaram seus postos antes de um ano de serviço.

abaixo-assinado

Uma “Carta dos Médicos Brasileiro­s ao presidente eleito Jair Bolsonaro” criou uma crise na comunidade médica. Assinada por 80 presidente­s de entidades, ela indica Lincoln Lopes Ferreira, presidente da Associação Médica Brasileira, para assumir o Ministério da Saúde.

não fui eu

“A Fenam jamais assinaria um documento com essa caracterís­tica”, afirma Jorge Sale Darze, presidente da Federação Nacional dos Médicos. A Federação Médica Brasileira também diz que não endossa o documento. A AMB não se pronunciou.

trem azul

O músico Milton Nascimento vai homenagear os dois discos “Clube da Esquina” em uma turnê em 2019. A ideia de Bituca, como ele é conhecido, é trazer “um resgate dos grandes clássicos dos dois álbuns, com maior foco no primeiro disco. Inclusive músicas que o público nunca escutou ao vivo”.

trem azul 2

Milton também pretende incluir nos shows músicas dos álbuns “Minas” e “Geraes”, que foram gravados entre os dois discos do Clube. A estreia está prevista para março. Ele quer que o primeiro show seja no Theatro Central, em Juiz de Fora (MG), onde está morando.

padre nosso

O Santuário da Santíssima Trindade, fundado em 1776, em Tiradentes, Minas Gerais, será reaberto ao público nesta quinta (15). As obras, que duraram mais de três anos, receberam R$ 4,8 milhões do BNDES.

tudo novo

Foram restaurado­s os elementos artísticos e estruturai­s da Igreja da Santíssima Trindade, na parte alta da cidade, e das cinco capelas que integram os Passos da Paixão. Elas foram construída­s por volta de 1745 na região central da cidade mineira.

novo 2

O projeto também envolveu obras de prevenção e combate contra incêndio, renovação das instalaçõe­s elétricas, instalaçõe­s de alarme e ampliação da acessibili­dade.

corta...

A artista Beatriz Milhazes irá comandar duas oficinas de colagem para crianças no Itaú Cultural nos dias 1º e 2 de dezembro.

... e recorta

As atividades são uma prévia do lançamento do livro “Colagens”, o primeiro dela sobre o tema. A obra, que comemora os dez anos da Editora Cobogó, será lançada no dia 3 de dezembro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil