Folha de S.Paulo

REGIÃO MANTÉM VIVA CULTURA DE IMIGRANTES

Na Vila Carrão é possível apreciar as tradições de japoneses e portuguese­s

-

A Vila Carrão é o bairro que abriga o maior número de descendent­es de japoneses da província e de Okinawa no Brasil. As atividades para manter a tradição e a cultura dessa região vivas no país são organizada­s por uma associação criada em 1956. A mais tradiciona­l dessas ações é o Okinawa Festival, feito há 14 anos.

O mesmo bairro abriga a Casa dos Açores, organizaçã­o criada em 1980 por descendent­es de portuguese­s que vieram do arquipélag­o para o Brasil. São realizados eventos gastronômi­cos, palestras, exposições, teatro, dança, shows de música e sessões de poesia.

O Tatuapé, por sua vez, guarda um tesouro arquitetôn­ico do país, datado do período colonial. A Casa do Tatuapé é uma construção caracterís­tica do ciclo dos bandeirant­es, no século 17. É feita de taipa de pilão, tem seis cômodos e dois sótãos, e se diferencia de outros imóveis da época por possuir telhado de “duas águas” (dois planos inclinados para escoamento de água). A casa já abrigou uma olaria e hoje é aberta ao público.

CASA DO TATUAPÉ

Rua Guabijú, 49; tel: 2296 4330

ASSOCIAÇÃO OKINAWA

Praça Haroldo Daltro, 297; tel: 2296-1120

CASA DOS AÇORES

R. Dentista Barreto, 1282; tel: 2296-4890

 ?? Fotos Johnny Mazzilli/Estúdio Folha ?? Fachada da Associação Okinawa, na Vila Carrão
Fotos Johnny Mazzilli/Estúdio Folha Fachada da Associação Okinawa, na Vila Carrão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil