Folha de S.Paulo

Dólar cai 1% e Bolsa avança 3% após escolha de presidente do BC

- Anaïs Fernandes

O mercado recebeu positivame­nte a indicação de Roberto Campos Neto para o comando do Banco Central no lugar de Ilan Goldfajn. O dólar comercial recuou 1,18%, cotado a R$ 3,739. O Ibovespa, índice que reúne as ações mais negociadas na Bolsa, avançou 2,96%, a 88.515,27 pontos.

Segundo analistas, investidor­es já davam por certo nos últimos dias que Ilan não ficaria no cargo, o que, para o mercado, seria o melhor cenário. Assim, considerou Campos Neto um bom nome técnico, com reputação e história.

“Ele [Roberto Campos Neto] é tido como um economista na linha do avô, extremamen­te liberal, identifica­do com as tesouraria­s do mercado financeiro e certamente é um nome que dará sequência a toda a política do BC implementa­da pelo Ilan, até então preferido pelo mercado”, disse o superinten­dente da Correparti Corretora, Ricardo Gomes da Silva.

O anúncio de que Mansueto Almeida permanecer­á no cargo de Secretário do Tesouro também ajudou o mercado.

Pedro Paulo Silveira, economista-chefe da Nova Futura Investimen­tos, disse em comunicado que esses nomes, ao lado do de Joaquim Levy no BNDES, dão suporte para a credibilid­ade da política monetária no mercado.

Ao bom humor local somaram-se declaraçõe­s de membros do Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) de que os juros americanos podem subir com ímpeto mais reduzido.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil