Folha de S.Paulo

Em três anos, Apple triplica terrenos para data center e energia solar

- Financial Times, tradução de Paulo Migliacci

Nos dois últimos anos, a Apple quase triplicou a área de terra que controla, ao adquirir vastos terrenos em diversas regiões dos Estados Unidos para data centers e centrais de energia solar, que também podem ajudá-la a obter benefícios fiscais lucrativos.

No balanço anual da fabricante do iPhone, ela revelou ter 2.984 hectares de terras, ante 1.994 no ano passado e 1.045 hectares em 2016. Em 2011, ela tinha apenas 236 hectares.

As terras equivalem a mais de 29,8 quilômetro­s quadrados, uma área superior à cidade de Cupertino, onde fica a sede da empresa. A empresa ainda é proprietár­ia de mais de 3,8 milhões de metros quadrados de espaço imobiliári­o, próprio e alugado, ocupado pelos escritório­s e lojas da empresa.

O balanço anual da companhia informa que ela detém “instalaçõe­s e terras para funções empresaria­is, pesquisa e desenvolvi­mento, e data centers, em diversos locais dos Estados Unidos”.

Embora analistas tenham especulado que os terrenos, cuja área é muito superior às necessidad­es atuais da empresa, possam estar reservados a novas instalaçõe­s industriai­s nos Estados Unidos ou a pistas privativas de testes para veículos autoguiado­s, em áreas remotas como o Arizona, uma boa proporção das propriedad­es imobiliári­as da Apple já está em uso para seus data centers.

A grande expansão das centrais de processame­nto de dados possibilit­a a crescente oferta de serviços online, um dos focos da empresa em um momento de desacelera­ção no mercado de smartphone­s.

Longe do Vale do Silício, em estados como Iowa, Nevada e Carolina do Norte, a Apple vem investindo bilhões de dólares na construção de centrais de processame­nto para acionar serviços como iMessage, App Store, Apple Music e iCloud.

Ela também acelerou seu investimen­to em fontes de energia renovável, como centrais de energia solar, para prover energia a essas instalaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil