Folha de S.Paulo

Camarões tem mais antigo chefe de governo

-

Empossado no último dia 6 para o seu sétimo mandato consecutiv­o, o ditador de Camarões, Paul Biya, é o atual chefe de governo há mais tempo na função. Biya é presidente desde 1982. Somado o tempo em que esteve como primeiro-ministro, são 43 anos à frente do país da África Central.

Desde 2008, diversas figuras que se tornaram conhecidas pela perpetuaçã­o no poder ao longo do século 20 deixaram seus postos. Foi o caso do cubano Fidel Castro (48 anos no poder), Muammar Ghaddafi, na Líbia (42), Robert Mugabe, no Zimbábue (37) e Hosni Mubarak, no Egito (30).

Caso Paul Biya, 85, cumpra o novo mandato até o final de seus sete anos, completará 50 à frente do país, batendo todos os supracitad­os.

A ausência de rostos conhecidos não significa, porém, que líderes aferrados ao cargo tenham caído em desuso. Com Biya, são 11 os chefes de governo há mais de 20 anos na função. Na próxima sextafeira (23) o primeiro-ministro de Samoa, Tuilaepa Malielegao­i, entra para o clube.

Desses 12, 7 estão na África subsaarian­a —Camarões, Guiné Equatorial, Uganda, Sudão, Chade, Eritreia e Congo. Outros três, em repúblicas egressas da antiga União Soviética —Cazaquistã­o, Tadjiquist­ão e Belarus.

Ainda que a falta de alternânci­a no poder seja um indicativo de ausência de democracia, a longevidad­e no cargo sozinha não implica em regime ditatorial. Na democrátic­a Alemanha, Angela Merkel deve completar 15 anos no poder em 2021, quando promete não disputar eleições.

Líderes mais duradouros

Paul Biya (Camarões) 43 anos e quatro meses

(Guiné Equatorial) 39 anos e três meses

(Camboja) 33 anos e dez meses

(Uganda) 32 anos e nove meses

(Sudão) 29 anos e quatro meses

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil