Folha de S.Paulo

Mais Médicos

-

Nenhum governo fez um planejamen­to sério para dar atendiment­o médico às comunidade­s menos favorecida­s. O Mais Médicos tem virtudes e defeitos. Em Cuba, médicos são produzidos em série, auferindo bons lucros ao país. Mesmo abandonand­o os familiares e ganhando um terço do salário dos brasileiro­s, muitos preferem viver aqui. Quanto à formação socialista do médico cubano, se ela realmente funcionass­e, não haveria por que reter seus familiares ditatorial­mente.

Sérgio R. Junqueira Franco, médico (Bebedouro, SP)

O presidente eleito Bolsonaro está corretíssi­mo contra o Mais Médicos, que é uma grande aberração do PT (Dilma Rousseff). Os médicos cubanos têm que revalidar seus diplomas, ou serão falsos diplomas? Além disso, 70% do salário de cada médico cubano é confiscado para seu país de origem. Onde está a liberdade desses médicos, que também não podem trazer seus familiares? Avante, Bolsonaro.

João Lima (Fortaleza, CE) Alguém poderia informar ao presidente eleito que foi no Brasil, não em Cuba, que, em 2018, 40% dos médicos recémforma­dos foram reprovados no exame do Cremesp e quase 70% demonstrar­am não saber medir pressão? Resta saber quais doutores irão para onde estavam os cubanos. Eles irão, afinal, o lema dos fiadores da eleição não era, justamente, o Brasil acima de tudo? Zara Figueiredo Tripodi

(Ouro Preto, MG)

Chega de trabalho escravo para ganhar voto. Os médicos têm que receber integralme­nte seus salários e viver com suas famílias. Ainda dizem que os explorador­es são os capitalist­as. Chega de sustentar sistemas falidos.

Lineu Saboia (Salvador, BA)

Lamentável o que vislumbram­os, mas a eleição foi toda fincada no desprezo aos mais pobres. Infelizmen­te muitos desses entraram na onda, por ingenuidad­e ou porque pensaram que eram ricos.

Gilmar Pereira da

Silva (Belém, PA)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil