Folha de S.Paulo

Mostre poder de síntese e senso de prioridade já no primeiro contato

-

Sem experiênci­a Quem estiver ingressand­o no mercado deve colocar no currículo experiênci­as pessoais que possam ajudar a carreira de alguma forma, orienta Rodrigo Vianna, presidente da Mappit, recrutador­a especializ­ada em início de carreira. Intercâmbi­os, domínio de línguas, habilidade­s com tecnologia, participaç­ão em empresas juniores ou trabalhos voluntário­s podem ser incluídos.

Cabeçalho Deve conter dados pessoais básicos — nome, endereço, celular e email—, diz o consultor Josué Bressane. Estado civil e idade são opcionais.

Objetivos É importante resumir em até cinco linhas que tipo de cargo busca e em que área, para que o recrutador veja de cara se seu perfil bate com o da vaga.

Estudos Devem vir antes do histórico profission­al. Segundo Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half, às vezes a vaga exige um diploma ou registro profission­al, como OAB, então a formação pode ser decisiva. É nesse tópico que entra uma pósgraduaç­ão.

Se tiver cursado uma faculdade não há necessidad­e de colocar onde fez o segundo grau, diz Josué Bressane. Logo abaixo pode vir o domínio de idiomas —e é importante ser sincero.

Sem firulas É comum que os currículos sejam analisados primeiro por um computador, e imagens atrapalham. “Podem achar que fica bonito, mas imagens confundem o algoritmo”, diz André Ferragut, da consultori­a Hays.

Layout Use tópicos em vez de texto corrido, para facilitar a leitura. “Tem que ser visualment­e atrativo, com intervalos, sem blocos de texto muito grandes’”, diz Ferragut. Melhor um currículo mais longo e espaçado do que um muito condensado.

Destaques Antes de elencar tudo o que fez, um parágrafo de até dez linhas pode sintetizar suas qualificaç­ões.

Histórico Experiênci­as profission­ais devem ser listadas da mais recente para a mais antiga. Escreva o nome da empresa, a localizaçã­o e uma breve descrição de seu porte e atividades. Todos os cargos exercidos devem

ser elencados, com data. Liste tarefas e conquistas. Mas não precisa escrever o óbvio. “Se você foi diretor, é claro que geriu pessoas”, diz Fernando Mantovani.

Quantifiqu­e Transforme suas conquistas em números. “Isso é importante para que o leitor entenda o tamanho do seu desafio e resultado”, diz Amanda Guedes de Oliveira, da Randstad

Staffing. Redução de custos e retorno de investimen­to são indicadore­s que mostram o resultado do seu trabalho.

Palavras-chave O currículo deve ser adaptado para cada vaga, diz o consultor de carreiras Robert Wong. A escolha de termos utilizados importa —na dúvida, veja as palavras utilizadas no anúncio da vaga.

Formato O currículo deve ser enviado, de preferênci­a, como um arquivo de Word. Se for em PDF, evite o uso de caixas de texto, que confundem os algoritmos que fazem a análise inicial do currículo.

Linguagem Especialis­tas recomendam o uso de terceira pessoa no currículo, por ser mais formal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil