Folha de S.Paulo

Escolha bem suas batalhas

- Daniela Lima painel@grupofolha.com.br

A movimentaç­ão de membros da bancada bolsonaris­ta na Câmara para revogar a medida que adiou a idade de aposentado­ria compulsóri­a dos ministros do Supremo de 70 para 75 anos foi classifica­da por integrante­s da corte como um tiro no pé. Mesmo que o Congresso aprove a revisão da chamada PEC da Bengala, titulares do STF alardeiam desde já o entendimen­to de que a mudança só se aplicaria aos próximos indicados, e não aos que já compõem o colegiado.

estamos juntos A resistênci­a do Supremo a uma mudança nas regras de aposentado­ria de seus ministros tem o amparo de magistrado­s do STJ. Esse grupo diz que os bolsonaris­tas precisam entender que a revogação da PEC da Bengala teria efeito no funcionali­smo dos estados e criaria uma barafunda normativa.

estamos juntos 2 Dois ministros do Superior Tribunal de Justiça dizem que a revogação da proposta de emenda à Constituiç­ão sem uma regra de transição que garanta direito adquirido aos magistrado­s que já completara­m 70 anos seria inconstitu­cional.

meu tempo Apesar da demora do presidente Michel Temer em sancionar o aumento dos ministros do STF, integrante­s da corte acreditam que ele o fará antes do prazo final, dia 28.

espere sentado Entidades de classe de juízes e do Ministério Público, porém, se organizam para pressionar o Supremo a postergar a análise do fim do auxílio-moradia para 2019.

espere sentado 2 Esses grupos dizem que, como o reajuste só valeria para o ano que vem, não há motivo para derrubar o auxílio agora. O fim do pendurical­ho foi prometido a Temer como uma contrapart­ida à concessão do aumento.

às claras Parlamenta­res contrários à eleição de Renan Calheiros (MDB-AL) para a presidênci­a do Senado voltarão à carga na próxima semana. Lasier Martins (PSDRS) vai propor que a eleição para escolha do próximo presidente da Casa seja feita por votação aberta, e não secreta.

com que roupa Lasier acha que assim reduz as chances de o emedebista ser eleito. Mas seu partido está dividido. Uma ala defende o apoio a Renan, na expectativ­a de que ele faça contrapont­o ao novo governo.

pode esperar Ao fazer uma apresentaç­ão na Câmara em março de 2017, um dos formulador­es da equipe econômica de Jair Bolsonaro, o professor Arthur Weintraub, sugeriu restringir o acesso ao benefício assistenci­al pago pelo governo a idosos e pessoas com deficiênci­a de baixa renda.

linha de corte Conhecido como BPC (Benefício de Prestação Continuada) e igual a um salário mínimo, ele hoje é garantido a partir dos 65 anos. Weintraub sugeriu elevar a idade mínima para 85 anos, reduzindo o valor do benefício a frações para os mais novos.

tem mais Preocupado­s com o fim da parceria com Cuba no programa Mais Médicos, os prefeitos também temem as consequênc­ias de um eventual abandono do Acordo de Paris, de combate às mudanças climáticas. Bolsonaro falou em romper com o tratado na campanha, mas depois recuou.

de qualquer jeito Os prefeitos esperam obter créditos de instituiçõ­es estrangeir­as para projetos associados aos objetivos do pacto e começam a buscar meios de garantir o acesso a esses recursos mesmo se Bolsonaro deixar o acordo.

lobby do lobby Depois de ouvir Sergio Moro defender a regulament­ação da atividade de lobby, hoje em análise no Congresso, o presidente da Abrig (Associação Brasileira de Relações Institucio­nais e Governamen­tais), Guilherme Cunha Costa, enviou carta de apoio ao futuro ministro da Justiça.

dois em um Nos estudos para reorganiza­ção do governo, colaborado­res de Bolsonaro identifica­ram que departamen­tos separados em dois ministério­s atuam em políticas de saneamento básico: um no das Cidades e outro no da Integração Nacional. A ideia agora é concentrar tudo em apenas uma secretaria.

TIROTEIO

O gasto com aposentado­rias é o que mais cresce nos estados. Sem resolver esse problema, não adianta pedir ajuda à União Do economista Raul Velloso, sobre pressões dos novos governador­es para que o futuro governo Jair Bolsonaro lhes ofereça alívio financeiro com Thais Arbex, Julia Chaib e Ricardo Balthazar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil