Folha de S.Paulo

Bolsonaro raiz

- Vinicius Mota vinicius.mota@grupofolha.com.br

Ernesto Araújo, o futuro ministro das Relações Exteriores, é Bolsonaro raiz. Com sua indicação, o presidente eleito quebrou uma sequência de nomeações de pessoas equilibrad­as, próximas da linha média da atuação dos governos brasileiro­s nas últimas décadas.

Como o PT brincou de ser PT no Itamaraty, enquanto distribuía os demais cargos governamen­tais por critérios mais pragmático­s, o bolsonaris­mo também vai experiment­ar sua mixórdia de ideias extravagan­tes nas relações internacio­nais.

A aventura, entretanto, há de ser mais difícil para Araújo do que foi para Celso Amorim, o capitão da política externa petista sob Lula.

O terceiro-mundismo, maquiado para o século 21 por Amorim, era cultivado havia décadas no Itamaraty por quadros que se preparavam para assumir o poder na primeira oportunida­de. Não há nada parecido ocorrendo com o chamado antiglobal­ismo decantado por Araújo.

Se Araújo ministro tentar realizar a plataforma de Araújo ideólogo, será inevitável o choque com a inércia da máquina diplomátic­a brasileira, um dos corpos estatais mais estáveis, homogêneos e corporativ­istas.

Levar à frente o repúdio aos acordos contra o aqueciment­o global e o desejo de fixar em Jerusalém a embaixada vai custar ao Brasil de Bolsonaro muito mais do que custa aos EUA de Trump. Serão incinerado­s bilhões de dólares anuais em exportaçõe­s dos setores mais competitiv­os da economia brasileira.

Altamente eficientes na comerciali­zação de suínos e aves, os produtores de estados como Santa Catarina, o mais bolsonaris­ta do centro-sul, seriam penalizado­s. Enfrentar a China na base da bravata, macaqueand­o Trump, colocará no alvo de retaliação exportador­es de vários estados brasileiro­s.

Diante de tantas colisões previsívei­s, e da falta de enquadrame­nto das teses peculiares do novo chanceler na realidade brasileira, será difícil essa papagaiada ideológica ganhar tônus de política de Estado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil