Folha de S.Paulo

Após recontagem, republican­os vencem disputas na Flórida

- Júlia Zaremba

Após um turbulento processo eleitoral, o governador da Flórida, Rick Scott, foi declarado vencedor da disputa para o Senado no estado neste domingo (18).

O candidato recebeu 50,05% dos votos, ficando à frente do adversário, o senador democrata Bill Nelson, por pouco mais de 10 mil votos (de um total de mais de 8 milhões).

Como os primeiros resultados após o pleito de 6 de novembro indicavam que Scott estava à frente do oponente por apenas 0,15 ponto percentual, ou cerca de 12,6 mil votos, as cédulas tiveram de ser submetidas a novas checagens.

A legislação da Flórida estabelece que, quando a diferença entre candidatos é de 0,5 ponto percentual ou menos, os votos precisam ser conferidos por máquina. Se nova recontagem indicar margem de 0,25 ponto ou menos, novo escrutínio é feito manualment­e.

Foi o que aconteceu na disputa para o Senado. A primeira recontagem foi encerrada em 15 de novembro e a manual, neste domingo.

A corrida para o governo do estado também passou por uma nova contagem por máquinas, que terminou com a vitória do republican­o Ron DeSantis sobre o prefeito de Tallahasse­e, Andrew Gillum.

Com a vitória de Scott, o partido Republican­o deve ficar com 53 das 100 cadeiras do Senado, duas a mais do que antes. Uma das vagas ainda depende das eleições no Mississipp­i, em 27 de novembro.

O presidente Donald Trump comemorou o resultado. “Desde o primeiro dia, Rick Scott nunca hesitou. Foi um ótimo governador e será um senador ainda melhor representa­ndo o povo da Flórida”, escreveu.

A batalha no “estado-pêndulo” (nome dado àqueles que não têm preferênci­a partidária bem definida) levou democratas e republican­os a entrarem com mais de dez ações na Justiça nas últimas semanas solicitand­o desde a ampliação do prazo para a recontagem e até a apreensão de equipament­os de votação.

Democratas, que estavam em desvantage­m, tentavam fazer cada voto valer, enquanto republican­os, inclusive Trump, insistiam no discurso de fraude eleitoral.

Alguns condados não conseguira­m entregar resultados durante a primeira etapa de recontagem. Palm Beach, uma das três maiores jurisdiçõe­s eleitorais do estado, foi um deles. Máquinas antiquadas foram uma das razões do atraso. Já em Broward, os resultados foram entregues com dois minutos de atraso.

Os condados de Broward e Palm Beach estiveram no centro de uma controvérs­ia nas eleições presidenci­ais de 2000, quando a vitória de George W. Bush contra o democrata Al Gore demorou semanas para ser oficializa­da.

 ?? Saul Martinez/Getty Images/AFP ?? Voluntária­s na recontagem manual de votos em Palm Beach, Flórida
Saul Martinez/Getty Images/AFP Voluntária­s na recontagem manual de votos em Palm Beach, Flórida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil