Folha de S.Paulo

Paraguai troca chefes da polícia após morte em cela de brasileiro

-

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, anunciou neste domingo (18) que o comando da Polícia Nacional será trocado. O anúncio foi feito um dia após o traficante brasileiro Marcelo Fernando Pinheiro da Veiga, o Marcelo Piloto, ser acusado de matar uma jovem de 18 anos em sua cela, em Assunção.

Segundo o anúncio do presidente, devem deixar seus cargos o comandante, Bartolomé Báez, e o subcomanda­nte, Luis Pablo Cantero.

Apontado como um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho no Rio, Piloto teria golpeado e esfaqueado a vítima, Lidia Meza Burgos, no sábado (17), durante visita ao presídio, onde desde 2017 ele aguarda extradição.

Segundo a imprensa local, o boletim policial aponta que Lidia entrou na cela de Piloto às 12h35. Por volta das 13h50, um guarda escutou Piloto gritar. Encontrou a jovem deitada no chão, ensanguent­ada.

A imprensa informa que ela foi ferida na cabeça e atacada 17 vezes com uma faca.

Condenado a mais de 25 anos de prisão no Brasil por um homicídio e dois roubos, Piloto tenta evitar sua extradição, autorizada pela Justiça do Paraguai em setembro. A transferên­cia só poderá ocorrer após a conclusão de processos no país vizinho.

O advogado do traficante, Jorge Prieto, apresentou recurso na tentativa de adiar os trâmites. A morte da jovem, porém, poderá prolongar ainda mais a decisão.

Marcelo Piloto foi preso em dezembro de 2017, em uma megaoperaç­ão na cidade de Encarnació­n (a cerca de 360 km de Assunção).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil