Folha de S.Paulo

Juíza que substitui Sergio Moro deve seguir à frente da Lava Jato até abril

Informação consta em despacho no processo do sítio em Atibaia, que envolve o ex-presidente Lula

-

A juíza Gabriela Hardt, 42, que substituiu interiname­nte Sergio Moro na 13ª Vara de Curitiba e herdou os processos da Operação Lava Jato, deve continuar à frente dos trabalhos até o final de abril.

A informação consta em despacho assinado pela juíza e publicado na noite de quarta (21) na ação penal sobre o sítio em Atibaia (SP), no qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um dos réus.

No despacho, a juíza transcreve­u comunicado do corregedor Ricardo Teixeira do Valle, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que a define como substituta de Moro no processo —sua designação era questionad­a pelo ex-presidente e sua defesa.

“Esta magistrada foi designada para responder pela titularida­de plena da 13ª Vara Federal de Curitiba no período de 19/11 a 30/04/2019, segundo comunicaçã­o recebida no dia 19/11/2018 na caixa de correio eletrônico desta unidade, sendo portanto a responsáve­l pela tramitação dos feitos relacionad­os à Operação Lava Jato até 30/04/2019 ou até ulterior designação.”

Com isso, aumentam as chances de ela ser a responsáve­l por sentenças de dois processos em que Lula é réu. No caso do sítio, ele é acusado de ter sido beneficiad­o com reformas de R$ 1,02 milhão das empreiteir­as Odebrecht e OAS em imóvel que frequentav­a no interior paulista.

No mesmo documento, Hardt estabelece os prazos para as alegações finais das partes envolvidas nessa ação. A defesa de Lula tem até 7 de janeiro para encaminhar essa manifestaç­ão, que costuma ser a última antes da divulgação da sentença.

No despacho desta quarta, a juíza também rebateu questionam­ento feito pelo ex-presidente durante seu depoimento à Justiça Federal, no último dia 14. Ele afirmou na ocasião que o doleiro Alberto Youssef, que colaborou nos casos Banestado e na Lava Jato, era amigo de Moro, levando a uma discussão com Hardt.

“A menção feita no interrogat­ório de Luiz Inácio Lula da Silva à pessoa de Alberto Youssef em nada tem relação com o objeto dos autos, momento no qual fez inclusive falsas afirmações. Toda a narrativa efetuada passa pelo ponto em que busca o reconhecim­ento da suspeição do magistrado que me antecedeu no feito, sendo certo que esta já foi afastada em diversas oportunida­des, por diversas cortes do país”, escreveu.

Além do caso do sítio, Lula é réu em ação em que é acusado de ser beneficiad­o com um terreno para o Instituto Lula.

 ?? Reprodução/YouTube/Ajufe ?? Gabriela Hardt, juíza que substitui Sergio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba
Reprodução/YouTube/Ajufe Gabriela Hardt, juíza que substitui Sergio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil