Folha de S.Paulo

Técnicos do TSE recomendam aprovação com ressalvas das contas de campanha

-

A área técnica do Tribunal Superior Eleitoral recomendou a aprovação, com ressalvas, das contas de campanha da chapa de Jair Bolsonaro (PSL). O parecer foi enviado neste sábado (24) a Luís Roberto Barroso, relator da prestação de contas no tribunal.

Agora, Barroso deve elaborar um relatório e levá-lo para julgamento no plenário do TSE, composto por sete ministros. Mesmo uma eventual rejeição das contas de Bolsonaro não o impediria de ser diplomado nem de tomar posse.

“Os indícios de irregulari­dade somam o valor de R$ 154.129, o que representa 3,51% da arrecadaçã­o total do candidato de R$ 4.390.140,36, carecendo esse montante de materialid­ade sobre as contas, não sendo possível afirmar que o valor recebido tenha influencia­do no curso da campanha”, diz o parecer.

Entre os indícios, citam o recebiment­o de doações de fontes vedadas e de recursos de origem não identifica­da, além de impropried­ades que, “no conjunto, não compromete­m a regularida­de das contas, mas constituem motivo para a proposta técnica de aprovação com ressalvas”.

A área técnica destaca que o exame realizado “não obsta que os órgãos competente­s investigue­m, processem e julguem as pessoas físicas e jurídicas mencionada­s nos documentos apresentad­os”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil