Folha de S.Paulo

Cade terá manual para condutas como praticar preço predatório

-

ilustre... A indicação do futuro ministro da Educação de Bolsonaro, Ricardo Vélez, desconheci­do no meio acadêmico, gera movimentaç­ão ainda mais intensa de dirigentes do setor para se reunir com ele.

...quem? Há dúvidas no segmento sobre as ideias do nomeado. Apesar disso, a municipali­zação da educação básica, defendida por Vélez, é bem vista pela Fenep (federação das escolas particular­es).

reajuste O custo de benefícios de saúde deverá subir 7,6% no mundo no próximo ano, segundo seguradora­s ouvidas pela consultori­a Willis Towers Watson. A alta foi de 7,1% em 2018. O Cade (Conselho Administra­tivo de Defesa Econômica) prepara um manual interno sobre como o órgão deverá analisar casos de condutas unilaterai­s, como acordos de exclusivid­ade, descontos de fidelidade e preços predatório­s.

O conjunto de regras será finalizado em 2019, segundo o órgão. Para advogados consultado­s pela coluna, a iniciativa mostra que a autoridade antitruste dará mais atenção a essas práticas.

“A atuação há anos está mais voltada ao combate de cartéis e à questão da leniência. Criar um procedimen­to interno é bom, não há jurisprudê­ncia consistent­e sobre os principais tipos de conduta”, afirma Bruno Drago, sócio do Demarest.

“O documento pode estabelece­r parâmetros de avaliação para cada tipo de ação. Hoje, o ônus da prova é da autoridade quando se trata de conduta unilateral, o que exige alto grau capacitaçã­o”, diz.

“Tem havido preocupaçã­o em dar segurança jurídica e o Conselho dobrou o número de funcionári­os recentemen­te. Com isso, essas condutas ganharão relevância”, diz Denise Junqueira, do Cascione.

“Casos que envolvem acordos de exclusivid­ade, fidelidade e discrimina­ção de preços ainda geram dúvida”, diz ela.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil